Seja simples

Normalmente complicamos algo que pode ser simples. E quando o assunto é dinheiro, isso não é diferente.

Rodrigo Dani

Rodrigo Dani

09/12/2021
Seja simples Freepik/NBE

2 min de leitura

Você provavelmente tem mais que um cartão de crédito, ou mais que uma conta em banco. Entretanto, se pararmos para pensar um pouco, não há a necessidade real de termos mais que uma opção de crédito e uma conta corrente.

O planejamento financeiro pessoal precisa ser constante e para sempre. Todo mês devemos tirar uns minutinhos para olhar para nossa conta. Por isso é importante que seja simples e prático organizar as finanças.

Atualmente, há várias alternativas de cartão de crédito sem anuidade, o que torna sedutor ter duas ou três opções. Porém, o problema aqui não é custo e sim o descontrole. Com a facilidade do crédito, a tendência de ter gastos desnecessários aumenta e compramos coisas que não precisamos. Quando temos contas em diferentes bancos e vários cartões de créditos, precisamos de maior tempo e energia para realizar o controle financeiro. E, normalmente, acabamos empurrando com a barriga algo bem importante.

Para a grande maioria das pessoas, uma estrutura como: uma conta para movimentar o dinheiro, um cartão de crédito e uma corretora para fazer os investimentos, já é o suficiente para ter uma organização ‘redondinha’ e que não nos desgaste no dia a dia. Uma boa corretora de investimentos tem muitas opções de produtos para diversificar a carteira, o necessário para guardar com segurança e rentabilidade o patrimônio.

Na correria do dia, precisamos equilibrar vários pratos ao mesmo tempo, e a organização com o dinheiro acaba ficando para depois, o que pode causar dívidas, cansaço mental e estresse. Ter uma administração das contas simplificada, com os gastos no que for possível em débito automático e a aplicação na corretora de uma forma automatizada, nos permite respirar um pouco aliviados nesse ponto.

O que pode ser um transtorno só de pensar, com pequenos ajustes pode nos dar a sensação de bem-estar, pois saberemos que nosso dinheiro estará minimamente cuidado e organizado.

Compartilhe

Rodrigo Dani

Rodrigo Dani

Consultor de Finanças

Também pode te interessar

blog photo

Cuidando do templo

Uma história sobre os cânions gaúchos e a vida integrada com a natureza

Vera Mari Damian

Vera Mari Damian

blog photo

O que é isso, minha amiga?

Diminuir o tom da autocrítica e aumentar o volume do amor próprio pode ser desafiador

Nanda Barreto

Nanda Barreto

blog photo

Uma nova sociedade

Evoluir para um modelo verdadeiramente ecológico exige mais que somente tapar furos

Arno Kayser

Arno Kayser