A idade que a gente tem é aquela que a gente sente

Todos concordam que a longevidade só faz sentido se for com saúde, vitalidade e sabedoria. Como chegar lá? Nada melhor do que ouvir especialistas, especialmente as/os que já a alcançaram

Vera Mari Damian

Vera Mari Damian

03/07/2024
A idade que a gente tem é aquela que a gente sente Adobe/Stock/NBE

2 min de leitura

A idade que a gente tem é aquela que a gente sente. O título desta matéria é uma frase centenária e muito atual. Ouvi ela da querida matriarca Maria Zanon Pedrotti, 94 anos, que, por sua vez a aprendeu ainda na infância com sua mãe.

Sabedorias que atravessam os tempos e ensinam sobre caminhos para a longevidade.

A frase traz também a evidência de como a vida é cíclica. Se no passado o peso da idade era medido pelo cansaço físico e mental, hoje temos uma métrica de peso ancorada muito na vaidade. Em tempos de redes sociais, a idade que se sente acaba tendo muito a ver com a aparência física e/ou virtual.

O trabalho nosso de cada dia

Todos concordam que a longevidade só faz sentido se for com saúde, vitalidade e sabedoria. Quase parece simples, mas todos sabemos que colher os bons frutos da longevidade dá muito trabalho.

Só que é um trabalho que vale a pena, já que os maus frutos também vão exigir muito trabalho para lidar com doenças, solidão, carências e incapacidades diversas.

Para uma boa longevidade, encontrar o equilíbrio é fundamental e a chave para este portal pode ser o autoconhecimento. É ele que dá a cada um a consciência de quais os melhores caminhos a trilhar nesta “longa estrada da vida”.

Aquela história de “deixa a vida me levar, vida leva eu” só parece funcionar em roda de samba e mesmo a música traz a sua sabedoria: “sou feliz e agradeço por tudo o que Deus me deu”.

Verdade

Saber agradecer já denota que a pessoa alcançou algum nível de consciência e está no caminho do autoconhecimento.

Dito isto, ainda nos falta definir o que é “equilíbrio”. Até porque cada um(a) tem seu próprio olhar sobre isto. Vamos então propor uma generalização ampla: equilíbrio é uma relação saudável entre os estados físico, mental, emocional, social e espiritual.

Verdade

Todos os aspectos da vida estão interligados e para manter o equilíbrio é preciso transitar com delicadeza entre estas várias áreas.

O Nosso Bem Estar tem no seu DNA os conceitos da saúde integrativa e difunde técnicas, terapias e produtos para ajudar seus leitores a encontrar equilíbrio nas diversas fases da vida, com autocuidado e autogentileza.

Verdade

Mais do que uma vida que dura muito, acreditamos na importância de aproveitar melhor a viagem antes que ela acabe.

Mesmo assim, valorizamos a sabedoria e o entusiasmo daqueles que chegaram bem antes de nós no Planeta e nos ensinam como ser Jovem por mais tempo. Igual ao meu pai Gervis Damian que, aos 98 anos, viaja, trabalha, pratica yoga, pilates e não cansa de repetir: “A vida é muito boa, pena que é muito curta!”

Compartilhe

Vera Mari Damian

Vera Mari Damian

Jornalista, ambientalista e produtora cultural

Também pode te interessar

blog photo

Melhoremos nossas almas

A correria do dia a dia tem colaborado para o relógio andar mais rápido, falta tempo para o invisível que nos preenche

Sílvia Marcuzzo

Sílvia Marcuzzo

blog photo

Somos viajantes, desde os primeiros passos da humanidade

As primeiras pessoas surgiram na África Oriental, há cerca de 2,5 milhões de anos. Desde então, o Homo sapiens se dispersou pelo mundo

Volnei Flávio Soldatelli

Volnei Flávio Soldatelli

blog photo

Por que as amizades murcham na vida adulta?

Duas especialistas falam sobre o que acontece com as amizades e por que perdemos mais amigos do que ganhamos na vida adulta

Luis Felipe Nascimento

Luis Felipe Nascimento

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail