Livro conscientiza sobre adoção
"Travessias - Narrativas curtas sobre adoção" procura quebrar mitos e conscientizar a comunidade sobre a temática
O Instituto Filhos - que há 18 anos promove a cultura da adoção em Caxias do Sul - lança neste sábado (8 de novembro) o livro Travessias – Narrativas curtas sobre adoção.
O encontro com os autores para sessão de autógrafos ocorre a partir das 17h no Zarabatana Café, localizado no Centro de Cultura Henrique Ordovás Filho, em Caxias do Sul.
Organizada por José Otavio Carlomagno — escritor e presidente do Instituto Filhos —, a obra reúne textos de escritores já reconhecidos como Adriana Antunes, Alessandra Rech, Ana Cardoso, Dinarte Albuquerque Filho e Pablo Morenno. A curadoria é de Ana Cardoso. No total, são 25 textos, sendo cinco de cada autor com narrativas sobre a forma de amar pela adoção.
Quem participar do evento poderá levar o livro para casa sem custo algum, já que a previsão é distribuir a obra gratuitamente para todos os interessados. A Diretora Executiva da entidade, Shirlei Omizzolo, salienta que a ação só será possível devido ao patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura e a participação dos apoiadores culturais que apostaram na ideia. “O investimento não apenas viabiliza um livro, mas sustenta a continuidade da nossa missão de dar voz e suporte a quem adota e a quem espera por uma família” - afirma.
O organizador do livro explica que o lançamento é apenas o início do projeto Travessias, que deve ganhar novos formatos no próximo ano, para manter a temática da adoção em pauta e promover esclarecimentos necessários à comunidade.

Dia da adoção
Orgulhoso do resultado obtido com a obra, Carlomagno avalia que o evento vai marcar de uma forma especial a passagem do Dia Mundial da Adoção, comemorado no dia 9 de novembro. “Para o Instituto Filhos, este livro é mais do que uma coleção de contos, é um instrumento de sensibilização, uma voz que narra, com sensibilidade e verdade, as diversas jornadas que se cruzam no caminho da adoção. Lançar uma obra literária com esta temática reforça nosso compromisso em quebrar preconceitos e construir uma cultura de acolhimento e amor, mostrando que toda família nasce do coração”, afirma José Otavio Carlomagno.
O projeto é financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de Caxias do Sul e conta com apoio cultural do Instituto Elisabetha Randon, Blue Tree Towers e Otimiza Consultoria.
Sobre o Instituto Filhos
O Instituto Filhos é uma entidade de Caxias do Sul dedicada a promover a cultura da adoção e a prioridade do direito de crianças e adolescentes à convivência familiar.
A atuação inclui encontros, palestras e atendimentos a pretendentes à adoção, com ações de esclarecimento, informação e desmistificação de mitos e preconceitos relacionados ao tema.
O Instituto também trabalha preventivamente questões familiares para reduzir riscos de devolução e fortalecer a participação da família substituta no cuidado e desenvolvimento das crianças e adolescentes.
Serviço
O quê: Lançamento e sessão de autógrafos do livro Travessias – Narrativas curtas sobre adoção
Quando: Sábado, 8 de novembro, às 17h
Onde: Zarabatana Café, no Centro de Cultura Ordovás — Rua Luiz Antunes, 312, Caxias do Sul
Aberto ao público, com distribuição gratuita de exemplares




