RS deve ganhar parque marinho

As primeiras audiências públicas para a criação do Parque Nacional de Albardão, no litoral sul do estado, acontecem no final de abril

Redação NBE

Redação NBE

24/04/2024
RS deve ganhar parque marinho Janaína de Lima

2 min de leitura

Neste final do mês de abril, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) inicia a fase das consultas públicas para a criação do Parque Nacional Marinho do Albardão, no litoral do Rio Grande do Sul, com área de 1,6 milhões de hectares, sendo a maioria em ambiente marinho e apenas 21 mil hectares em ambiente terrestre. O nome Albardão faz referência ao farol presente na área desde 1909.

O ICMBio realizará duas consultas públicas nos dias 29 e 30 de abril, nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande (RS), com o objetivo de debater o processo de criação do Parque Nacional de Albardão, no Rio Grande do Sul.

Sobre a área

A área do Parque está localizada no litoral médio para o sul, onde ainda estão algumas das praias mais selvagens do Brasil, com vasto campo de dunas e uma diversidade de fauna e flora de grande riqueza. Parte da área já é considerada área de proteção permanente (APP).

Conforme dados do ICMBio, a região é o lar de diversas espécies, incluindo três tipos de tartarugas marinhas (tartaruga-verde, tartaruga-cabeçuda e tartaruga-de-couro), além de dez espécies de mamíferos marinhos como a baleia-franca, o golfinho-nariz-de-garrafa, a toninha, leões e lobos-marinhos, e animais ameaçados como o cação-anjo, o cação-listrado, o tubarão-martelo e outras 18 espécies.

Tartaruga no oceano

Imagem: Acervo ICMBio

A área também possui uma rica biodiversidade de aves marinhas e costeiras (15 espécies) e de aves pelágicas (27 espécies), tanto residentes quanto migratórias, além de espécies terrestres costeiras e lagunares. Entre os mamíferos terrestres que habitam a praia isolada do futuro parque estão o tuco-tuco-da-praia e o graxaim, enquanto répteis e anfíbios incluem o sapo-da-duna e a lagartixa-da-areia. “

A criação de uma Unidade de Conservação aqui não só protegeria esta área vital trazendo benefícios para a nossa comunidade, mas também serviria como um símbolo importante para a conservação ambiental em todo o Brasil”, justifica a petição que está rolando na internet.

As informações técnicas sobre a proposta de criação do Parque Nacional do Albardão-RS estão na página do ICMBio.

Você também pode apoiar a criação do Parque Nacional de Albardão clicando aqui

Participe das audiências públicas:

29 de abril de 2024 - Município de Rio Grande-RS - às 14h, na Universidade Federal de Rio Grande - Campus Carreiros, Av. Itália km 8, bairro Carreiros, Rio Grande, RS, CEP: 96203-900.

30 de abril de 2024 – Município de Santa Vitória do Palmar–RS - às 14h, no Auditório do LaTur FURG - Campus Santa Vitória do Palmar, Rua Glicério P. de Carvalho, 303, Santa Vitória do Palmar, RS, CEP: 96230-000.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

A solidariedade emociona e salva vidas

Sabemos que as carências dos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul são de ordens diversas e compartilhamos aqui mais uma série de dicas úteis que podem ser de grande ajuda

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

A solidariedade nos torna mais humanos

O RS precisa de ajuda. Doe o que for possível, materiais, tempo, dinheiro, orações, atenção

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Abelhas para crianças

Publicação gratuita ensina crianças sobre como cultivar abelhas sem ferrão

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail