Agenda

Criativos handmade reunidos em Feira de Moda, Arte e Design

Evento apresenta moda slow fashion, criada manualmente (handmade) e em pequena escala

Caxias do Sul/RS
1 de junho de 2024
Criativos handmade reunidos em Feira de Moda, Arte e Design
  • Em virtude da situação climática no Rio Grande do Sul e em respeito a expositores e visitantes, a Feira handmade Le Marché Chic foi transferida do sábado, dia 4 de maio, para o dia 1° de junho. O local e o horário permanecem os mesmos: a partir das 14h, no Pátio da Estação (parte nova, fechada), em Caxias do Sul.

Na 73ª edição da Le Marché Chic, 50 expositores utilizam-se da feira como uma vitrine para fortalecer seus negócios e criar networking, sob a curadoria de Luciana Alberti.

Além da mostra de produtos, o público será agraciado com shows de música e performances artísticas, além de gastronomia farta.

Sobre os produtos

Tudo o que se verá na feira é criado manualmente (handmade), em pequena escala, prezando pelo consumo ético, em contrapartida ao movimento fast fashion (produção em massa, material de menor qualidade e mão-de-obra barata), que tomou conta do setor da moda, especialmente nos últimos anos.

Terrários em garrafas

Foto: Rafael Sartor

Slow fashion

O slow fashion tem se tornado um pilar importante para a mudança de paradigma no mercado da moda por sua logística mais sustentável quanto ao reaproveitamento de materiais, à inovação de processos e ao uso de matérias-primas mais sustentáveis a partir de tecnologias menos agressivas ao meio ambiente.

Em prol do movimento slow fashion, o Sebrae e a Fundação Ellen McArthur (rede líder mundial em economia circular) trazem os seguintes dados: a produção de artigos de moda dobrou nos últimos 15 anos em todo o mundo. E os dados relacionados a esse aumento ainda causam espanto: por exemplo, cerca de um caminhão de lixo cheio de roupas é queimado ou enviado para aterros a cada minuto. Isso é suficiente para encher mais de um prédio de cem andares por dia somente com roupas descartadas. Outro dado nesse sentido aponta que para produzir uma única camiseta de algodão são necessários cerca de 2.700 litros de água, o suficiente para uma pessoa se manter hidratada por 2,5 anos.

Compartilhe

Também pode te interessar

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail