Fundação Marcopolo promove eventos para uma cidade mais criativa e mais justa

A Biblioteca Parque será inaugurada dia 25 de outubro e nos dias 28 e 29 acontece a segunda edição do seminário O Futuro Que Queremos

Redação NBE

Redação NBE

21/10/2025
Fundação Marcopolo promove eventos para uma cidade mais criativa e mais justa Reprodução

4 min de leitura

A Fundação Marcopolo lidera, nos próximos dias 25, 28 e 29, duas frentes de um processo de ação contínua para a transformação de Caxias do Sul em uma cidade inovadora. Dia 25 será inaugurada a Biblioteca Parque Fundação Marcopolo, junto ao bairro de Lourdes e, dias 28 e 29, acontece a segunda edição do Simpósio O Futuro Que Queremos – Escolhas de Futuros Coletivos. As iniciativas buscam mobilizar os diferentes setores da comunidade caxiense para pensar e planejar o futuro da cidade.

A Biblioteca Parque Fundação Marcopolo, localizada do bairro de Lourdes (Rua Pinheiro Machado, 410), tem 3.600 metros de área construída de uma área total de 7.000 metros. O equipamento já vem sendo utilizado e abriga uma biblioteca, quadra poliesportiva, ludoteca, sala multifuncional, sala de dança, desenho, artes, judô, música, discoteca, laboratórios de química e biologia, dentre outros espaços.

Ali também funciona, desde o primeiro semestre, a Escola Marcopolo de Criatividade (EMC), projeto que há mais de três anos aposta na formação de jovens com repertórios e informações de arte, cultura, ciências e esporte, dentre outras atividades. A proposta se vincula à concepção de que a Biblioteca Parque Fundação Marcopolo, se torne uma importante protagonista no processo de melhorias contínuas para a cidade.

Biblioteca com paredes azuis e amarelas

A programação para o dia de abertura da Biblioteca Parque Fundação Marcopolo é diversificada e aberta à participação da comunidade. Das 9h às 17h tem Feira de Artes e Ideias e o Ônibus-Exposição “O Futuro Que Queremos”. Pela manhã, das 9h às 11h, acontece um Festival de Esportes da EMC; às 10h tem discotecagem com o DJ Hood, apresentação do CTG Marco da Tradição e breaking. Às 11h tem o Protocolo de Inauguração, seguido de uma apresentação da Badulaque Orquestra Popular, formada por alunos da Escola de Criatividade. À tarde, às 14h, tem três atividades da EMC: Festival de Esportes, Oficina de Desenhação com o professor Thiago Quadros e Oficina Criando e Contando com Gio e Doug, às 15h tem concerto da Banda Marcial Cristóvão de Mendonza e, às 16h, apresentação do espetáculo teatral “Aventuras do Fusca a Vela”, do grupo Ueba Produtos Notáveis.

Para a realização do Simpósio O Futuro Que Queremos – Escolhas de Futuros Coletivos, serão montadas as Arenas Next, Conexão e Futuro. Estes espaços acolherão programações, debates, atividades culturais e formativas recebendo profissionais, artistas e articuladores sociais locais, além de convidados. Estarão novamente na programação dois nomes importantes que participaram da transformação social da cidade de Medellín, o cientista político Jean-Edouard Tromme e o antropolólgo Santiago Uribe.

O jornalista, escritor e palestrante Pedro Doria é o palestrante convidado para dissertar sobre tendências globais a ações para moldar o futuro. Outro nome confirmado é do escritor Ricardo Cavallini, expert em tecnologia e negócios e um “provocador de pensamento”. O Simpósio recebe ainda Milena Megre, especialista em transição energética e conselheira da juventude em Belo Horizonte, que atualmente atua na presidência brasileira do BRICS e na COP30.

Quadra de ginásio

A programação inclui Feira de Artes, foodtrucks e o Ônibus-Exposição “O Futuro Que Queremos”. A participação no Simpósio também é gratuita e aberta aos interessados, mas mediante inscrição prévia AQUI.

O Futuro que Queremos

A inauguração da Biblioteca Parque Fundação Marcopolo e a realização deste novo simpósio se aliam a outras iniciativas da Fundação Marcopolo para planejar o futuro para Caxias do Sul.

É nesse contexto que foram realizadas duas expedições a Medellin, cidade colombiana que virou referência mundial de transformação social com a criação de equipamentos de formação e lazer, tal qual a Biblioteca Parque que Caxias agora recebe oficialmente. Além disso, a Fundação vem articulando ações em diferentes territórios gaúchos, articulando justamente a ideia da construção coletiva para as melhorias sociais no futuro.

Jardim com bancos

“É preciso transformar palavras em atos concretos. Símbolos são importantes para as cidades que desejam ser inovadoras! A biblioteca Parque nasce como um símbolo de oportunidades para a juventude de Caxias do Sul!”, destaca Luciano Balen, gerente da Fundação Marcopolo.

“Acreditamos que oferecer oportunidades de aprendizagem e ampliação de repertório à juventude é investir em futuros coletivos. Com esse propósito, as ações da Biblioteca Parque Fundação Marcopolo propõem vivências culturais, esportivas e educativas que inspiram a curiosidade, o pensamento crítico e o desenvolvimento dos jovens que frequentam os programas da Fundação Marcopolo”, aponta Daiane dos Santos Luza, especialista de Cultura e Educação da Fundação Marcopolo.

Compartilhe

Redação NBE

Redação NBE

Nosso Bem Estar é uma rede de mídias com o propósito de ajudar você a viver bem, de forma natural, saudável e justa.

Também pode te interessar

blog photo

Shambala fortalece a floresta em pé

Parceria com famílias extrativistas contribui para a preservação de 5 milhões de hectares de floresta na Amazônia

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Homenagem a Claudio Troian

Graffiti na Biblioteca Parque Fundação Marcopolo homenageia Claudio Troian

Redação NBE

Redação NBE

blog photo

Taj Mandal e Unicesumar inauguram novo espaço de Ayurveda

Parceria pioneira une ensino acadêmico e medicina milenar da Índia para oferecer cuidado integral à comunidade

Redação NBE

Redação NBE

simbolo Bem Estar

Receba conteúdos que te inspiram a viver bem

Assine nossa newsletter e ganhe um universo de bem-estar direto no seu e-mail