Um Passeio de Fubica vai comemorar os 150 anos da Imigração Italiana
Espetáculo cênico-musical celebra as raízes da cultura italiana e diverte o público com a história real do Nono que montou seu próprio calhambeque à manivela

4 min de leitura
As comemorações dos 150 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul ganham uma iniciativa cultural autêntica e alinhada com a valorização das raízes culturais através do lançamento da obra cênico-musical "Um Passeio de Fubica".
A Fubica inicia seu passeio com apresentações no dia 22 de maio em Antônio Prado, cidade natal do Nono (avô), que na década de 60 mobilizou sua família, vizinhos e toda a comunidade para realizar o sonho de construir um meio de transporte próprio. No processo espalhou alegria e afeto e criou memórias afetivas que perduraram no tempo.
“Estas histórias desempenham um importante papel no que diz respeito à nossa humanização e, também, das novas gerações. A partir de histórias que dão voz a memórias afetivas, podemos experimentar outras identidades, desenvolver a criatividade e abrir novas janelas para a sensibilidade”, pontua a escritora Vivi Costa lembrando dos divertidos passeios na fubica de seu tio-avô Felice.
A itinerância do espetáculo inclui as cidades de Veranópolis (23 e 25 de maio) e Caxias do Sul (11 de junho), sempre com apresentações gratuitas, algumas exclusivas para estudantes de escolas públicas e outras dedicadas à comunidade em geral.
O espetáculo se empenha em salvaguardar a cultura da região**. Traz usos e costumes dos descendentes de imigrantes e destaca diálogos e músicas em Talian, uma língua formada a partir dos diversos dialetos de herança italiana e reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil. As tradições da cultura gaúcha também marcam presença por meio dos ritmos das músicas cantadas na obra.**
Baseada no livro "A Fubica do Nono Felice", escrito por Vivi Costa, o espetáculo tem roteiro e direção de Zica Stockmans e direção Musical de Cibele Tedesco, além de uma equipe com mais de 20 integrantes. A produção Executiva é de Luana Folchini da Costa.
Com duração aproximada de 45 minutos, os espetáculos contam com narrativa de audiodescrição para pessoas com deficiência visual e interpretação em LIBRAS em todas as apresentações. Os locais escolhidos para os espetáculos serão fisicamente adaptados para receber pessoas idosas, com deficiências físicas e mobilidade reduzida.
A montagem e circulação inicial da obra foi realizada com recursos da Lei Federal de Incentivo à cultura e contou com o patrocínio de Viprado, Dohler, PerfilComp, Nutrire e Pisani. Parte da circulação também é financiada pela Política Nacional Aldir Blanc - contemplada no edital de Memória e Patrimônio com a Realização do Procultura -RS e da Secretaria Estadual de Cultura do Rio Grande do Sul. O projeto tem o apoio cultural da Faculdade de Antônio Prado, do SESC de Bento Gonçalves e dos departamentos de cultura das prefeituras de Veranópolis e Antônio Prado.
A produção cultural é da LFC Cultural, com realização do Ministério da Cultura do Governo Federal – Brasil: União e reconstrução.
Programação
Todas as atividades são gratuitas.
22 de maio de 2025 – Antônio Prado - Auditório da FAP
- 15h30 – apresentação exclusiva para escolas do município inscritas na atividade. (PNAB-RS)
- 19h – apresentação aberta às famílias de Antônio Prado e Região (ROUANET)
- Acessibilidade: Libras
23 de maio de 2025 – Veranópolis
- 14h - apresentação exclusiva para escolas do município inscritas na atividade. (Rouanet) –
- Local: Casa de cultura Municipal
- Acessibilidade: Libras
25 de maio de 2025 – Veranópolis
- 16h - apresentação gratuita, aberta à comunidade.
- Local: junto à programação do Festival La Cucagna. (PNAB)
- Acessibilidade: Libras e Audiodescrição
11 de Junho de 2025 – Caxias do Sul
- 10h e 14h – apresentações gratuitas destinadas aos alunos de escolas e beneficiários dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de vínculos do município, inscritos na atividade. (PNAB)
- Local: Casa das Etnias
- Acessibilidade: Libras e Audiodescrição
Ficha técnica
- Direção Geral e Cênica: Zica Stockmans
- Direção Musical: Cibele Tedesco
- Concepção e Roteiro: Zica Stockmans
- Texto da Obra original: Vivi Costa
Elenco
- Atriz: Luana Marasca e Milena Schafer
- Ator: Edu Seggabi
- Musicistas: Cibele Tedesco, Dâmaris Gianni e Bárbara Tedesco.
Equipe criativa
- Figurinos: Eliana Zardo
- Cenários: André Gnatta, Eliana Zardo, Lidete Michelin, Gio e Doug
- Dramaturgia: Zica Stockmans
- Arranjos Musicais: Cibele Tedesco
Produção
- Produção Executiva: Luana Folchini da Costa
- Produção Teatral: Tem Gente Teatrando
- Produção Musical: ByCibi
Equipe técnica
- Técnico de som: Kiko Duarte
- Assistente de Produção e logística: Roque Rodrigues da Costa
- Consultoria Talian: Cleri Ana Pelizza
- Assessoria de acessibilidade: Milena Eich, Isabel Damian e Graziele Pavan
Comunicação e divulgação
- Assessoria de Imprensa: Infinita Comunicações
- Ilustração e arte gráfica: Gio e Doug
- Fotografia: Marina Rech
- Social Media: Fox Box
- Produção audiovisual: Foco 3 Produções