Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

12/09/2016 10h00

Durma bem!

Conheça algumas sugestões saudáveis para dormir melhor, dê adeus à insônia e melhore a sua qualidade de vida com atitudes simples.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Sono

Muitas pessoas que têm insônia recorrem a remédios para dormir e podem prejudicar seriamente a sua saúde

A rotina da maioria das pessoas é estressante. Por esse motivo, muitas delas não conseguem dormir várias horas por noite, estando permanentemente cansadas ou até exaustas. Por isso, hoje reunimos algumas sugestões para se dormir melhor e acordar realmente descansado, pronto para aproveitar todas as horas do dia.

Os riscos de tomar remédios para dormir

Muitas pessoas que têm insônia recorrem a remédios para dormir e podem prejudicar seriamente a sua saúde, já que eles causam muitos efeitos colaterais, dependência, alterações hormonais, perda de memória e até disfunções sexuais.

Além disso, a interação de remédios para dormir e outros medicamentos pode gerar ainda mais efeitos colaterais, reduzindo consideravelmente a qualidade de vida do indivíduo.

Como dormir melhor?

Felizmente, existem algumas atitudes bastante simples que podem facilitar a vida de quem sofre com insônia, favorecendo o repouso de maneira saudável. Confira.

       - Verifique a qualidade dos colchões e travesseiros. Se você acorda com dores nas costas, talvez esteja na hora de trocá-los. Os melhores modelos são firmes, mas confortáveis.

     - É recomendável também observar a qualidade do seu sono, em especial no que se refere à sua respiração. Se há sonolência durante o dia, problemas de concentração ou memória, além de irritabilidade, é provável que haja distúrbios respiratórios.

     - Além disso, a falta de respiração adequada pode causar muitos despertares durante a noite, roncos, engasgos ou micção involuntária. Se você se reconheceu nesses sintomas, recomendamos procurar um especialista.

     - É adequado, para dormir melhor, ter hábitos regulares de sono. Procure deitar e acordar sempre nos mesmos horários, tendo entre sete e nove horas de descanso por noite. Se o corpo estiver adaptado a essa rotina, será mais fácil começar a “se desligar” perto do horário habitual.

     - Prepare seu quarto quando estiver próximo da hora de dormir. Feche as cortinas, desligue a TV ou qualquer tela com brilho e promova o silêncio no ambiente. Para dormir bem é preciso investir em um ambiente calmo e escuro.

     - Os produtos à base de cafeína não devem ser consumidos à noite. Isso inclui café, guaraná, chocolate, refrigerante de cola, chá preto ou mate. Eles atrapalham o sono, pois mantêm o cérebro ativo.

     - Para dormir melhor, invista em uma alimentação leve no jantar. Não coma demais e nem ingira alimentos pesados. A dica saudável é uma porção de salada e um filé grelhado.

     - Evite levar computador, TV ou celular para a cama. Ela é lugar para dormir, não para trabalhar ou se distrair. Para que o corpo se habitue ao descanso, facilitando o sono, deixe de olhar para essas telas aproximadamente trinta minutos antes de ir se deitar.

     - Aproveite essa meia hora para fazer atividades relaxantes. Por exemplo, deixe a luz do quarto mais suave, leia um livro leve, faça meditação ou alongamento, tome um banho morno etc. Assim, o corpo se prepara para o repouso e você poderá dormir bem.

     - Para dormir melhor, você pode beber chás feitos com substâncias calmantes naturais, como valeriana, melissa, maracujá, camomila ou lavanda.

 

Outras atitudes que contribuem para  melhorar a qualidade do sono

Os hábitos saudáveis são fundamentais para se dormir melhor. Você até pode ter dias estressantes, como a maioria das pessoas, mas deve cuidar da sua alimentação e dos exercícios físicos.

Na hora do almoço, saia do escritório e vá comer em qualquer outro lugar, menos na sua mesa de trabalho. Aposte em uma alimentação rica em fibras e proteínas, mas também com carboidratos e gorduras. À noite, não seja vencido por alimentos industrializados e congelados, faça uma refeição simples, mas saudável.

Pratique exercícios físicos meia hora por dia, pelo menos, em três dias ou mais na semana. Além de combater o estresse, eles favorecem a circulação e o repouso. Pratique-os ao longo do dia, nunca antes de dormir.

Controle o estresse sempre que possível. Os exercícios físicos poderão auxiliar você nessa tarefa, assim como a meditação e os hábitos de relaxamento, mas, em alguns casos, a ajuda psicológica poderá ser necessária.

Reflita sobre sua vida e veja o quanto sua rotina está estressante. Para melhorar a qualidade de vida, vale repensar sua carreira profissional.

Se for possível, cochile alguns minutos após o almoço, quando necessário. Você acordará mais descansado e pronto para trabalhar à tarde, além de recuperar um pouco o sono perdido durante a noite. Porém, não ultrapasse quarenta minutos de repouso.

Dormir bem é indispensável para uma vida feliz e saudável. Por isso, aposte nessas estratégias e melhore sua qualidade de vida!

X