Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

02/05/2016 08h00

Turbine as suas sopas!

Conheça os benefícios do amaranto e da quinoa e inclua esses poderosos cereais nas suas receitas.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Gs mai adobestock 39237933

Pesquisas feitas no México observaram no amaranto um peptídeo, fragmento de proteína, capaz de impedir o crescimento de tumores

Inverno se aproximando, temperaturas caindo e já começa a dar aquela vontade de atacar uma comidinha mais quentinha. As sopas são sempre ótimas opções para aquecer o corpo. Uma forma de torná-las mais nutritivas é acrescentar alguns potentes “aditivos” naturais como a quinoa e o amaranto. Vamos saber mais sobre eles?

 

AMARANTO

O amaranto é um grão da família Amaranthaceae que se destaca por ser muito balanceado nutricionalmente. É rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, fósforo e magnésio. 

Estudos revelaram que o amaranto é um alimento funcional. Os pesquisadores usaram os grãos na dieta de voluntários que apresentavam, pelo menos, três fatores de risco à saúde. Todos tinham elevação da pressão arterial, colesterol e resistência à insulina. Eles passaram a consumir 30 gramas do grão por dia. No fim de um mês, todos apresentaram redução nos índices medidos e também apresentaram melhora no funcionamento do intestino.

Prevenção do câncer - Pesquisas feitas no México observaram no amaranto um peptídeo, fragmento de proteína, capaz de impedir o crescimento de tumores. Segundo os estudos, essa substância é semelhante à lunasina contida na soja, que também possui ação anticancerígena. Porém, uma diferença importante apontada pelas pesquisas é que a substância presente no amaranto age mais rapidamente nas células do que a da soja. 

 

QUINOA

Como qualquer cereal, é muito rica em fibras, sendo, portanto, uma ótima fonte de carboidratos para a alimentação. Além disso, a quinoa possui quantidades importantes de vitaminas do complexo B. É fonte de cálcio, ferro e ácidos graxos.

Benefícios da quinoa - Por ser rica em proteínas, a quinoa ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e na prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras do grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten.

RECEITA

SOPA DE AMARANTO
Ingredientes: 1 copo de amaranto, 1 cebola, 1 cenoura, chuchu, mandioquinha, sal, 1 colher de orégano e pimenta a gosto.
Modo de fazer: Refogar a cebola até caramelizar, colocar os legumes em pedaços, adicionar água ou caldo de legumes, adicionar o amaranto e deixar cozinhar até os legumes ficarem macios. Adicionar o orégano, o sal e a pimenta a gosto.

QUINOA X AMARANTO: uma briga boa!

 Nutriente

Quinoa

  Amaranto

Calorias (Kcal)

171g

168g

Carboidratos

31g

29g

Proteínas

6,1g

5,9g

Gorduras totais

2,6g

3,1g

Fibra Alimentar

2,7g

3g

Sódio

9,5

Cálcio

72mg

Cobre

369mcg

Ferro

4,2mg

3,4mg

Fósforo

185mg

251mg

Magnésio

95mg

112mg

Manganês

1mg

1,5mg

Potássio

333mg

229mg

Selênio

8,4mcg

Vitamina B1

0,09mg

Vitamina B2

0,18mg

0,9mg

Vitamina B5

0,47mg

Vitamina E

1,2mg

 Vitamina B6

 —

 0,27mg

Zinco

1,5mg

1,3mg

X