Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Família

22/03/2016 09h05

Santas Fraldas!

As fraldas de pano modernas são boas para o meio ambiente, para a pele do seu bebê e para as finanças da sua família

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Fraldas

As fraldas tradicionais, além de muito poluentes, podem ser nocivas para a pele delicada e sensível dos bebês.

Cada vez mais pessoas estão preocupadas com o impacto que seus hábitos causam no meio ambiente. No caso das mães com crianças pequenas, a preocupação não diz respeito apenas à sustentabilidade, mas à saúde dos bebês.

As fraldas tradicionais, além de muito poluentes, podem ser nocivas para a pele delicada e sensível dos bebês. Isso porque o uso constante de fraldas descartáveis faz com que os pequenos fiquem o tempo todo em contato com substâncias químicas presentes em sua composição.

Além disso, apenas durante os dois primeiros anos de vida, um bebê pode chegar a utilizar de 3 a 5 mil fraldas descartáveis. E cada uma delas pode levar até 450 anos para ser inteiramente decomposta.

Nesse cenário, as modernas fraldas de pano surgiram com o objetivo de diminuir o impacto ambiental causado pelo lixo gerado pelas descartáveis, diminuir o consumo de matérias primas e da derrubada de árvores e trazer uma opção mais natural para a pele do seu bebê.

Como são as modernas fraldas de pano?

Engana-se quem pensa que abrir mão das fraldas descartáveis significa ter que voltar no tempo de nossas avós e lavar as fraldas todos os dias, além de se preocupar com aquelas feiosas calças descartáveis para impedir que os constantes vazamentos sujassem o caminho por onde o bebê passasse.

Hoje temos no mercado quatro tipos de fraldas de pano modernas. Entenda como funciona cada uma delas e escolha o melhor modelo para você e seu bebê.

Fralda de pano em peça única

As fraldas de pano do modelo de peça única são semelhantes às descartáveis. No entanto, assim que você for trocar o bebê, já deixa a peça suja de molho. A maior parte das marcas produzem fraldas que também podem ser lavadas na máquina, o que é uma ótima economia de tempo. As fraldas de pano modernas possuem uma camada sempre seca e não vazam como as tradicionais.

Fraldas de pano modelo pocket

As fraldas do modelo pocket são em geral de tamanho único, adequadas para bebês de até 17kg e possuem elásticos reguláveis na altura das coxas e na cintura. Seu diferencial é que ela possui um bolso interno onde você pode inserir um recheio absorvente. Esse recheio é opcional, pois a fralda em si já é absorvente o suficiente. Existem mães que preferem colocar o recheio absorvente entre o bebê e a fralda, para precisar apenas trocá-lo ao invés de trocar a fralda inteira.

Como elas são compostas?

Tecidos externos das fraldas

Os tecidos externos de ambos os modelos podem ser de algodão e microsoft, ideal para dias e climas frios, e plush, perfeito para dias quentes. Além disso, algumas marcas produzem fraldas com o tecido externo de biquíni, para praia e piscina.

Outra novidade é que as fraldas de pano possuem estampas super diferentes e coloridas, o que dá um charme a mais para a produção do seu bebê.

Tecidos internos das fraldas

Em geral, as fraldas de pano possuem três tipos de tecidos internos:

Microsoft

O tecido de microsoft é perfeito para evitar assaduras, já que é extremamente macio, além de ser antialérgico. Ele é ideal para uso noturno, pois possui maior poder de absorção que os outros, e deixa o bebê quentinho no inverno.

Algodão

O algodão com fibra natural é perfeito para bebês com a pele bem sensível e com tendência a desenvolver alergias. Além de ser um tecido muito fresco, que permite que a pele do bebê respire o tempo todo, mesmo quando estiver de fralda.

Dry-fit

O dry-fit é um tipo de tecido muito utilizado em roupa de academia e esportes em geral por ter uma secagem extremamente rápida, deixando o bebê com aquela sensação de estar sempre seco.

Capas para fralda

As capas para fraldas de pano podem ser usadas na hora de levar o bebê para passear. Elas parecem calcinhas em formato de fralda, com um suporte de plástico interno, e fechos de botões ou velcro.

Boas para o seu bolso

Além dos benefícios para o meio ambiente e para a pele do seu bebê, as fraldas de pano são uma ótima opção para o seu bolso. Um conjunto de 20 fraldas, por exemplo, duram desde o nascimento até o desfralde do bebê. O que você poderia fazer pelo seu bebê com esse dinheiro que estará economizando?

O que você acha das fraldas de pano? Já experimentou essa novidade?

 

X