Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

18/01/2016 12h08

Os benefícios do grão-de-bico

Leguminosa é considerada por muitos profissionais da saúde como um alimento milagroso.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Al fev dollarphotoclub 29837617

Leguminosa é considerada por muitos profissionais da saúde como um alimento milagroso.

Você costuma comer grão-de-bico? Ele contém grande quantidade de fibras, cálcio, ferro, proteínas e também vitaminas do complexo B. A ingestão desse alimento diminui os níveis de gordura intravasculares e ainda auxilia quem sofre com o diabetes.

Quer saber por que o grão-de-bico é um dos melhores alimentos para o nosso consumo e como inseri-lo na sua rotina? Acompanhe.

Combate ao colesterol e ao diabetes

Por ser rico em fibras e em vitaminas do complexo B, o grão-de-bico auxilia na diminuição da absorção de glicose, o que controla os níveis de açúcar no sangue, fazendo com que o diabetes fique mais controlado.

Além disso, ele ajuda a diminuir os altos níveis de colesterol ruim, o LDL, e aumentar os níveis do bom colesterol, o HDL.

Ajuda a emagrecer

O grão-de-bico ainda é um excelente alimento para quem quer perder peso. Isso ocorre pelo simples fato de possuir alto teor de fibras, o que favorece a regulação do funcionamento intestinal, bem como o aumento da sensação de saciedade. Mas preste atenção: para que o grão-de-bico ajude no emagrecimento, deve-se utilizá-lo em preparações que contenham pouco teor de gordura, como saladas, ensopados e pastas (hummus).

Afasta tristeza e depressão

O grão-de-bico contém triptofano, substância que aumenta a produção de serotonina. Ela é a responsável pela sensação de bem-estar, alegria e felicidade, e por isso a leguminosa é uma aliada no combate à depressão e de quem quer manter o alto-astral.

Previne doenças

As altas quantidades de ferro e cálcio presentes no grão-de-bico são extremamente importantes na prevenção de doenças, como anemias e osteoporose, por exemplo. Além disso, ele possui hormônios vegetais naturais que combatem naturalmente doenças do coração e do cólon.

Altos índices de imunidade

Repleto de micronutrientes e contendo grande quantidade de vitaminas do complexo B, o grão-de-bico fortalece o sistema imunológico. Dessa forma, o organismo se torna mais resistente e o risco de adoecer diminui consideravelmente.

Importante para esportistas

Os altos níveis de ferro e cálcio presentes no grão-de-bico são extremamente úteis para quem pratica atividade física. O ferro é elemento formador da hemoglobina, que melhora a oxigenação de todos os tecidos do corpo, aumentando a performance dos esportistas.

Já o cálcio presente na leguminosa é importante para contração muscular e também para o fortalecimento ósseo, o que certamente garantirá melhor desempenho e menor índice de lesões para qualquer que seja o esporte praticado.

Está procurando saúde, felicidade, aumento da imunidade ou então controle do diabetes e diminuição dos níveis de colesterol ruim? Aposte no grão-de-bico e inclua-o em sua alimentação.

Agora que você já conhece todos os ganhos do consumo dessa potente leguminosa, que tal compartilhar essa matéria e divulgar nas redes sociais para que seus amigos também passem a conhecer os benefícios desse alimento? 

X