Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Família

07/01/2016 10h58

Artes Marciais para crianças

Muito mais do que lutas, as artes marciais ensinam disciplina, respeito e autocontrole, além de fortalecerem o corpo e a saúde da criançada

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
1389789836 smallstockphotoboysandgirls1 (1)

Um estudo realizado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, mostrou que crianças que praticam artes marciais apresentam maior controle e disciplina, além de ter seus níveis de agressividade diminuídos

Um estudo realizado pela Universidade de Tel Aviv, em Israel, mostrou que crianças que praticam artes marciais apresentam maior controle e disciplina, além de ter seus níveis de agressividade diminuídos. Segundo os pesquisadores que conduziram a pesquisa, a prática de artes marciais funcionou de modo mais eficaz do que uma terapia convencional.

As artes marciais

As artes marciais são disciplinas que tem como objetivo o desenvolvimento e o autoconhecimento de seus praticantes através de autodefesa, ou então da submissão do adversário perante diferentes técnicas.

As mais conhecidas e praticadas pela criançada são o Judô, Karatê, Kung Fu, Muay Thay, Taekwondo, Capoeira, Jiu-Jitsu e Sumô.

Benefícios da prática de artes marciais para as crianças

Artes marciais são ótimas para as crianças, principalmente para as mais indisciplinadas, porém devem entrar na vida dos pequenos como uma forma de brincadeira, proporcionando divertimento. Dessa forma, eles ficarão mais à vontade e irão desenvolver o gosto real pela prática.

Com a prática da luta, a criança se tornará mais disciplinada, desenvolverá respeito hierárquico, formação de caráter, autoestima, trabalho em equipe e principalmente respeito ao próximo.

Dos dois aos seis anos de idade, a arte marcial deve ser para a criança apenas uma atividade lúdica. Dos seis ao doze, com o aumento da percepção, a luta mostrará o conceito de disciplina. As melhores artes marciais a serem praticadas inicialmente pelas crianças são judô, karatê e taekwondo.

No que diz respeito à saúde, as artes marciais trazem diversos benefícios. A coordenação motora da criança é aprimorada, bem como a evolução do condicionamento físico e dos reflexos, e há um melhor desenvolvimento de musculatura e articulações.

Informações importantes

Vale salientar que as artes marciais são esportes, e assim como qualquer outra atividade física, necessitam que haja responsabilidade e dedicação. Diferente do que muitas pessoas pensam, elas não incentivam a violência. Há regras e professores preparados, e os alunos mais experientes têm como obrigação auxiliar os iniciantes.

Antes de fazer a matrícula dos pequenos, alguns cuidados devem ser tomados. Certifique-se de que o professor é formado na modalidade que leciona e se possui cadastro na federação do esporte. Ter atenção ao espaço da academia também é fundamental: verifique se as instalações, como tatames e proteções na parede, estão em boas condições. Se tudo estiver dentro dos padrões, é só matricular a criançada que os benefícios aparecerão com o tempo.

Crianças devem ser estimuladas a praticar esporte desde o começo de suas vidas e as artes marciais são boas opções.

Você conhece alguém que tenha matriculado o filho em alguma aula de artes marciais e notou melhorias na disciplina, comportamento e saúde com a atividade? Tem vontade de iniciar seu filho no esporte? Conte sua história nos comentários e ajude a divulgar essa prática.

 

X