Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

28/12/2015 08h38

O poder do Som e da Música

Desde a antiguidade, a boa música é utilizada para o bem-estar, elevação espiritual e promoção da saúde.

Por LUCIANO CESA

ShotShare/IStock/NBE
Istock 000063848277 medium

Desde a antiguidade, a boa música é utilizada para o bem-estar, elevação espiritual e promoção da saúde.

Platão (427 a.C.) já afirmava que “A música é o remédio da alma” e que podia transformar toda a sociedade. Escritos de mais de 4 mil anos na China, Índia, Egito e outros povos também fazem referência aos poderes da música.

Música é vibração ou energia. A matéria também é vibração condensada e pode ser alterada por outra vibração. Deste modo, a música pode interferir diretamente na matéria, incluindo aí os nossos órgãos, cérebro e pensamentos.

Os benefícios que a música clássica e as músicas instrumentais suaves proporcionam em seres humanos, animais e até mesmo nas plantas já foram comprovados pela ciência. Música melhora nosso QI, harmoniza nossos pensamentos e pode atuar no corpo e mente como auxiliar no tratamento e cura de várias doenças.

Em muitos hospitais dos Estados Unidos, utiliza-se a música clássica como auxiliar na cura dos pacientes. As gestantes que escutaram música clássica apresentaram uma gestação mais tranquila e os bebês tiveram uma infância mais saudável.

A música elevada também pode aumentar o rendimento dos estudos e da produtividade. Contribui para restabelecer a paz e a harmonia interior, pois atua no ritmo e na frequência de nosso corpo. Ao ouvir música lenta  - em torno de 80 batidas por minuto (coração=80 bpm) - o corpo passa a pulsar no mesmo ritmo, reduzindo a agitação e diminuindo as tensões.

As mudanças que a boa música pode produzir transcendem a nossa compreensão, pois ela atua em nível celular e no DNA, modificando aspectos sutis que desconhecemos.

No Japão, o Dr. Masaru Emoto – famoso pelas pesquisas sobre o efeito de palavras sobre cristais de água - realizou experiências tocando músicas clássicas junto à água. No microscópio, as moléculas desta água se mostraram agrupadas na forma de belas mandalas. Como nosso corpo é constituído aproximadamente de 70% de água, é fácil concluir o efeito das vibrações.

Além das músicas clássicas (há exceções), outros tipos de músicas também ajudam a elevar a vibração do corpo e da mente. As valsas vienenses auxiliam na transmutação e energização de pessoas e ambientes. As músicas tradicionais indianas e orientais, os mantras, as músicas sacras, o canto gregoriano, algumas músicas new-age e similares já são consagradas pelos seus efeitos positivos. Também estão recomendadas músicas religiosas, étnicas, instrumentais suaves, folclóricas, regionais, marchas e canções com letras edificantes.                                                                                                    

O lado místico da música

O amor e a música são elos que ligam e conduzem todo o Universo. O som - a Palavra - é o princípio de tudo, o próprio poder de criar e dissolver mundos. A música é a arte e ciência de combinar os sons.

Segundo os místicos, as músicas clássicas eruditas já existiam no éter cósmico e contribuíam para a harmonia de todo o universo. No intuito de trazer também a harmonia ao nosso planeta, os anjos e seres divinos enviaram à Terra compositores capazes de captar essas melodias. Assim foram compostas as músicas de Beethoven, Bach e de outros grandes gênios dos séculos passados, que auxiliam na elevação de nossa consciência e de nossos pensamentos. Elas são como uma ponte que traz a harmonia do Universo até nosso nível físico.

Certos tipos de música têm ainda um poder adicional de atrair energias elevadas. A audição destas músicas pode nos ajudar a obter pensamentos e sentimentos elevados, favorecendo a um estado de paz, bem-estar e harmonia durante nossas atividades diárias. Elas são conhecidas como “notas-chave”, ou seja, músicas que atuam como códigos em níveis sutis, e que agem beneficamente em nós. Uma espécie de elo entre o etéreo e o físico.        

Músicas para mudar estados

Pesquisas musicais sugerem algumas músicas (notas-chave) que contribuem para alterar alguns estados físicos e psicológicos. Ouça e experimente:

y Insônia - Sonata ao Luar de Beethoven,  Berceuse, de Brahms, Sonho de Amor de Liszt, Canção da Primavera, de Mendelsson, Ária na corda Sol, de Bach.

y Stress - Morning, de Griec; Estrela Vespertina de Wagner; Clair de Lune, de Debussy, Est. Op 10, nº 3 de Chopin; Prece, de Humperdink; Meditação de Thais.

y Para estimular a energia -  Pompa e Circunstância, Valsas de Strauss, polkas e similares.

y Para combater o esgotamento físico - O Moldávia, de Smetana, e peças de Griec.

y Durante a gravidez - As Quatro estações de Vivaldi. Músicas de solos de violino.

 

Exercício para relaxamento com música

1.Deite-se ou sente-se confortavelmente e faça um pequeno exercício de relaxamento: estique-se e tensione todos os músculos, depois solte-os. Faça isso algumas vezes. Respire suave e profundamente em ritmo lento, durante todo o tempo, inspirando e exalando pelo nariz.

2. Mantenha sua mente livre de tensões não dando atenção aos pensamentos que vierem. Com esta intenção mental, coloque a música que escolheu em volume moderado, de preferência com bons fones de ouvido.

3. Imagine que esta melodia o invade e envolve, inundando seu cérebro, as suas células, percorrendo toda a coluna e espalhando por toda a parte dianteira de seu corpo, o peito, os órgãos, como se fosse uma luz.

4. Imagine que esta luz penetra no tórax, depois nos pulmões, no coração. Sinta a energia fluir em seus chakras, nas células e órgãos. Visualize e sinta esta luz sonora sendo distribuída por todo o organismo e trazendo uma energia elevada.

5. Eleve ainda mais o seu pensamento ao Alto e sinta que o amor Divino está te envolvendo, te elevando, libertando e curando nos níveis internos. Visualize e sinta essa luz sonora te envolvendo, as bênçãos sendo derramadas sobre tua vida. Visualize-se em plena sintonia e harmonia, agradecendo e sentindo-se envolvido na grande paz e luz do Universo. Permaneça assim, meditando pensamentos elevados e visualizando situações positivas que deseja ver manifestadas.

 

Algumas músicas são conhecidas como
“notas-chave”,
ou seja, que atuam
como códigos em níveis sutis,
e que agem beneficamente
em nós. Uma espécie de elo
entre o etéreo e o físico. “

 

 

Luciano Cesa é produtor musical, instrumentista e cantor. Lançou dezenas de CD’s e vem se dedicando a pesquisas para aplicação da música na área da cura e elevação espiritual. Autor do livro “Terapia do Som” .

 

 

X