Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

23/12/2015 08h29

Quais os riscos das dietas milagrosas?

Se você quer emagrecer, tome cuidado. As dietas milagrosas não funcionam como prometem e ainda prejudicam a sua saúde.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Riscos da dietas

Se você quer emagrecer, tome cuidado. As dietas milagrosas não funcionam como prometem e ainda prejudicam a sua saúde.

Muitas pessoas passam grande parte da vida fazendo e enfrentando dietas, e novidades surgem quase que semanalmente prometendo emagrecimento rápido e com pouco ou nenhum esforço.

A lista de dietas que garantem emagrecimento é extensa, e as mais conhecidas são a low carb (redução da ingesta de carboidrato), a dieta da proteína, a da sopa, a do chá, a dos pontos, a da lua e outras.

O problema é que essas dietas muitas vezes restringem a qualidade e a quantidade de alimentos a serem consumidos e, em sua grande maioria, causam efeitos prejudiciais à saúde.

Emagrecer prejudicando a saúde não!

Muitas dessas dietas sugerem que não é necessário se exercitar enquanto se segue o regime alimentar proposto, ou seja, a pessoa faz dieta, mantém sua rotina normal e ainda por cima perde peso de forma rápida.

O que muita gente não sabe é que, ao fazer essas dietas, a pessoa se priva de alimentos e nutrientes essenciais ao organismo e emagrece por desnutrição. Assim que para e volta à rotina normal, ela recupera tudo o que perdeu e, em alguns casos, ganha até mais peso do que quando começou a dieta.

Ganho de peso depois das dietas milagrosas

Isso ocorre devido à inteligência do nosso organismo. Para sobreviver, precisamos basicamente de três tipos de nutrientes: carboidratos, gorduras e proteínas.

A principal fonte de energia para o organismo é o carboidrato. Proteína e gordura auxiliam na manutenção de nossa musculatura e nas demais funções corpóreas. O corpo humano é basicamente constituído de massa magra – ou músculos – e massa gorda, também conhecida como gordura.

Quando as pessoas fazem dietas milagrosas, elas privam o organismo de nutrientes de qualidade, sendo assim, para suportar o período sem uma boa alimentação, primeiro o organismo consome a gordura corporal como fonte de energia. Quando ela acaba, o organismo busca energia na massa magra e é exatamente aí que as pessoas começam a perder peso. Elas não perdem gordura, mas sim massa muscular.

O organismo fica em estado de alerta, pois passou um longo período com péssima alimentação, portanto, assim que a dieta volta ao normal, ele absorve mais do que o necessário para se precaver, caso passe por um novo período de escassez nutricional.

Acompanhamento de nutricionista

Dietas milagrosas só servem para deixar as pessoas doentes. Sempre que quiser emagrecer, é necessário procurar um profissional especializado. O nutricionista irá analisar suas necessidades energéticas e, caso realmente seja necessária uma redução de peso, ele lhe indicará o caminho a ser seguido com um plano alimentar totalmente personalizado, que deverá ser seguido de acordo com as orientações passadas.

Informações importantes para redução de peso de forma saudável

  • Estabeleça horário para refeições – devem ser de 5 a 6 por dia;
  • Mastigue bem os alimentos;
  • Beba mais de 2 litros de água por dia;
  • Evite alimentos gordurosos;
  • Prefira alimentos grelhados, cozidos ou assados;
  • Consuma verduras, frutas e legumes;
  • Pratique exercício físico sob orientação de um profissional;
  • Alimentação e exercício físico devem andar juntos.

Fuja de dicas de revistas, sites de fofocas e também de redes sociais. Um emagrecimento saudável só é possível com acompanhamento de um nutricionista, caso contrário sua saúde correrá grande risco.

E você, conhece alguém que já seguiu dietas da moda e não teve o resultado esperado no final? Você já fez alguma dieta que sua amiga lhe indicou ou que você encontrou na internet? 

X