Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

23/10/2015 09h15

6 dicas para seu pet viver melhor

Os bichinhos de estimação trazem muita alegria para qualquer lar, mas é importante tomar alguns cuidados para que ele tenha uma vida feliz e saudável.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Pet

Os bichinhos de estimação trazem muita alegria para qualquer lar, mas é importante tomar alguns cuidados para que ele tenha uma vida feliz e saudável.

Quem tem um animal de estimação em casa sabe como é recompensador possuir um amigo de quatro patas. Eles são carinhosos, leais e só pedem cuidados e proteção em troca. Como você cuida do seu bichinho? Ele tem o necessário para viver uma vida confortável e feliz? Confira as dicas abaixo!

1. Reserve um espaço limpo e arejado para ele

Cães e gatos precisam de espaço para brincar e se exercitar. É importante que o local reservado para isso seja limpo, fresco e seco. Assim, você evita que o seu bichinho fique doente ou pegue pulgas. Além disso, é fundamental deixar que o animal tome banhos de sol sempre que possível. Caso o seu cão ou gato fique na área externa da casa ou apartamento, certifique-se de que ele tenha um local para se proteger do vento e da chuva. 

2. Mantenha a casinha sempre limpa

Outro ponto importante é a limpeza da casinha e da cama do seu pet. É interessante reservar um dia da semana para isso e fazer desta uma tarefa rotineira: lave a casinha e as camas com água e sabão, para que o cantinho do seu cão ou gato esteja sempre cheiroso e livre de doenças. Esse é um passo muito importante para garantir a saúde e o bem-estar do seu pet!  

3. Deixe água fresca à vontade

Assim como você, seu animal de estimação também precisa de água para manter o corpo hidratado e saudável. A água é necessária, por exemplo, para que o organismo dele absorva as vitaminas e os nutrientes da alimentação. Por isso, é essencial manter um pote, limpo, com água fresca para o seu cachorro ou gato. Atenção: o pote deve ser lavado diariamente e a água deve ser trocada, pelo menos, uma vez por dia.

4. Cuide bem da alimentação

A alimentação também merece atenção especial. Em primeiro lugar, é necessário escolher uma ração que contenha todas as vitaminas necessárias para manter o seu bichinho forte e ativo. Além disso, é preciso manter o recipiente usado para alimentar o cão ou gato sempre limpo e seco para evitar a umidade e os fungos.

Procure alimentá-lo sempre nos mesmos horários, duas ou três vezes ao dia. Isso é importante para que ele crie uma rotina saudável. 

Outro cuidado importante, relacionado à alimentação, é observar os hábitos alimentares do seu animal de estimação: falta de apetite pode ser sinal de alguma doença. Por isso, se observar que o seu pet está comendo menos do que o normal, veja se não está na hora de levá-lo ao veterinário. 

5. Separe um tempo para brincar com ele

Animais de estimação gostam e precisam de atenção. Por isso, é importante dar carinho e fazer companhia ao seu cão ou gato para que ele leve uma vida mais feliz. Se o seu pet passar muitas horas por dia sozinho, considere adquirir mais um bichinho para fazer companhia para ele. Brinquedos espalhados pela casa também são importantes para que ele fique entretido enquanto está sozinho. Quando chegar em casa, dedique algum tempo para mimar o seu bichinho ─ essa é uma dica que deve ser seguida por toda a família.

6. Banhos e tosa de pelos

Quem tem gatos não precisa se preocupar tanto com os banhos, mas quem tem cachorro deve lavar o animal de estimação regularmente ─ a cada sete ou quinze dias. Tanto gatos quanto cachorros precisam ter as unhas aparadas: use um alicate especial para isso, e tome muito cuidado para não cortar mais do que o necessário. Se preferir, leve o seu bichinho a um pet shop de confiança.

Bichinhos mais peludos devem ser tosados para evitar que a sujeira fique grudada nos pelos. É especialmente importante que os gatos sejam penteados com frequência para evitar que eles engulam muitos pelos durante os banhos de língua.

Que outros cuidados você considera indispensáveis para que os pets estejam sempre saudáveis e felizes? 

X