Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

22/10/2015 08h51

Carvão Vegetal Ativado

Conheça os benefícios e a importância da orientação médica para sua dosagem.

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Carv%c3%a3o 2

Uma de suas funções é auxiliar na limpeza da água, adsorvendo substâncias tóxicas e metais pesados.

Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre as propriedades e benefícios do carvão vegetal ativado, ou somente carvão ativado. Uma de suas funções é auxiliar na limpeza da água, adsorvendo substâncias tóxicas e metais pesados.

Utilizá-lo para purificar o ambiente, a água e os alimentos e fertilizar o solo são práticas milenares, embora o carvão ativado não seja considerado um medicamento. Outros usos são retirar cor de fármacos, eliminar odores da geladeira, filtragem de água, neutralizar gases poluentes das chaminés das indústrias, e assim por diante.  

Obtido da queima em altas temperaturas, o carvão ativado é bastante poroso em sua superfície e essa é uma de suas vantagens. Ele é capaz de reter, em seu interior e poros, impurezas e substâncias tóxicas. Dentro do nosso corpo, o carvão ativado pode captar gases e microorganismos provenientes da digestão e decomposição alimentar no intestino.

Benefícios do carvão ativado

A medicina natural costuma utilizar dos benefícios do carvão ativado na tentativa de promover e auxiliar a desintoxicação corporal, seja para prevenir ou tratar intoxicações por medicamentos ou alimentos, por envenenamento, para eliminar gases em excesso, amenizar os sintomas da diarreia, melhorar o mau hálito e dores estomacais. De forma profilática, os idosos costumam se beneficiar também, prevenindo-se de gripes, resfriados e outras doenças.

Utilizar o carvão vegetal ativado é uma forma de promover a limpeza do organismo quando o indivíduo consome em excesso produtos industrializados, alimentos cultivados com agrotóxicos, água não purificada, ou ainda aqueles que vivem em locais com poluição do ar extrema, como as grandes cidades.

Efeitos colaterais

Todo suplemento pode causar alguns efeitos colaterais que nem sempre necessitam de atenção médica, podendo desaparecer em alguns dias ou com a suspensão do uso. No entanto, sempre pergunte ao seu médico quais são os efeitos esperados para aquele produto e quando você deve se preocupar com eles. Caso você tome o carvão ativado por conta própria, fique atento a alguns sinais como:

  • Dor ou inchaço no estômago;
  • Diarreia;
  • Constipação;
  • Vômitos;
  • Fezes pretas (comum).

 

Precauções antes de iniciar o uso de carvão ativado

Uma vez que sua maior propriedade é adsorver substâncias, ou seja, captar para seu interior, evite ingerir o carvão ativado antes ou logo após as refeições, junto com suplementos alimentares e medicamentos. A intenção é que ele capte as substâncias ruins e não as necessárias e boas, certo?

Embora seja um produto utilizado há centenas de anos e considerado natural, muitas vezes sem precisar de receita médica para obtê-lo, pergunte ao seu médico de confiança se você pode utilizá-lo, pois nem sempre ele pode ser indicado para você. Alguns exemplos quando não se deve ingeri-lo são pessoas com alterações gástricas (úlceras), doenças inflamatórias intestinais, câncer, em tratamento contínuo com medicamentos, e assim por diante.

O carvão ativado é vendido em cápsulas, pó e tabletes. Dependendo do uso, necessidade, peso, idade e histórico clínico, a dose pode variar. Sendo assim, sempre procure um médico ou nutricionista que entenda do assunto para orientar o uso e a dose.

Ficou com alguma dúvida sobre os benefícios do carvão ativado? Escreva pra gente pelos comentários.

X