Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

20/08/2015 11h33

A Fonte da Saúde

Saiba porque beber água faz tão bem para a sua vida

Por Nosso Bem Estar

Arquivo Nosso Bem Estar
Agua 2   drink more water

Saiba porque beber água faz tão bem para a sua vida

Você chega em casa e sente aquele cansaço em todas as partes do corpo. Apesar de estar se esforçando para dormir as recomendadas oito horas, uma incontrolável sonolência faz parte do seu dia e, no final da tarde, ainda surge àquela dor de cabeça chata. Sua produtividade e concentração caem e tarefas simples que poderiam ser resolvidas em poucos minutos são estendidas por horas. A fome bate, mesmo que você tenha comido apenas há duas horas, e você não consegue se lembrar com perfeição coisas que foram ditas há poucos minutos. Mas como a vida não para, apenas porque você está lento ou com mau humor, situações estressantes aparecem e você sente uma dificuldade extrema de lidar com elas. Para piorar, você nota que seu corpo está inchado, sua pele está sem viço e sente que seu metabolismo anda meio lento.

Claro que podem existir várias outras explicações para todas essas causas e sintomas, no entanto, nunca paramos para pensar que o motivo para esse mal estar e essa falta de equilíbrio no metabolismo seja algo muito mais simples de ser resolvido: desidratação. E a solução para todos os problema seja simplesmente, beber água. 

O líquido precioso

Nenhum outro líquido - chás, os sucos, tanto naturais quanto industrializados, os refrigerantes ou outros - ajuda a equilibrar o metabolismo, ou possui capacidade de desintoxicação e de hidratação como a água pura. Algo que é muito importante ressaltar: as bebidas cafeinadas ou alcoólicas ainda possuem o efeito reverso e ajudam na desidratação, mesmo sendo líquidos.

Você pode achar que seja exagero. Mas, um simples copo pode sim  fazer toda a diferença e ser a peça chave entre um dia desanimador e um dia em que sua mente e seu corpo funcionem perfeitamente alinhados. Em seu famoso livro Your Bodys Many Cries for Water, algo como “Os gritos do seu corpo por água”, o médico iraniano Fereydoon Batmanghelidj afirma que 75% das pessoas sofrem de desidratação crônica e em decorrência disso, sofrem diariamente com os sintomas acima. Mais do que isso, o profissional acredita nos efeitos curativos da água. 

E não é apenas Batmanghelidj  que acredita nisso. Uma terapia muito popular no Japão incentiva o consumo de água de estômago vazio para estimular o sistema digestivo após um longo período do corpo em jejum. A recomendação é beber quatro copos de água imediatamente na hora de acordar – antes mesmo de escovar os dentes – e não pode beber mais nada até 45 minutos depois. E então, continuar bebendo no decorrer do dia até atingir aos dois litros.

 Muitas pessoas não têm nem ideia de que a solução para os males é a água. Saiba a seguir como aumentar a ingestão de água pode equilibrar seu corpo e sua mente: 

Conheça os benefícios da água para seu corpo:

Tudo que está vivo em nosso planeta é composto de água. É a verdadeira fonte da vida. Quando entra no nosso corpo, o líquido tem a função de repor o equilíbrio do organismo. Além de regular a temperatura corpórea, através da excreção de suor, elimina os resíduos metabólicos, através da urina. Também é responsável por distribuir os nutrientes pelo corpo. Na prática de esportes, ajuda a eliminar ácido lático dos músculos – aliviando a sensação de fadiga. Veja mais como a prática de beber água pode te ajudar a matar a sede, melhorar a saúde e emagrecer:

Água: importante aliada contra a celulite

A água auxilia o organismo a eliminar as impurezas, facilita a evacuação e promove melhorias na circulação sanguínea. Esses fatores ajudam a evitar o aparecimento da celulite.

Água ajuda a combater rugas

Além de ser essencial para a vida e para o ser humano, a água é também fonte de beleza. A ingestão do líquido estimula a formação de ácidos graxos – componentes responsáveis pela manutenção da pele e para o bom funcionamento do corpo. Beber água ainda evita a descamação, as irritações da cútis e estimula a absorção dos nutrientes necessários ao equilíbrio celular.

A água na luta contra o inchaço

Ingerir água durante o dia evita que o corpo retenha sódio – elemento responsável pelo inchaço. O organismo hidratado melhora a circulação e, em por consequência, ajuda a diminuir a sensação de desconforto.

Beber água rejuvenesce

Enquanto os cremes ajudam a manter as camadas superficiais da pele hidratada, a água ajuda a rejuvenescer as camadas mais profundas. Além disso, as fibras de colágeno, estruturas responsáveis pela sustentação da pele, dependem da água para realizar a sua renovação, além de proporcionar um bom funcionamento.

Água emagrece

Tomar um copo de água entre as refeições ajuda a aumentar a sensação de saciedade – o que ajuda no processo de emagrecimento.  

Beba água na quantidade certa

Como tudo na vida, beber água em excesso também faz mal. Quando consumida demais, o líquido dilui o sódio e outros eletrólitos no sangue e pode provocar, entre outros sintomas, alteração na pressão arterial e contração muscular. Para calcular a quantidade mínima de água, existe uma conta bem simples: O peso do seu corpo dividido por 8 = o número de copos de 250 ml indicado por dia. Em dias de clima mais extremo, como em dias quentes, frios ou muito seco aumente a quantidade.

E importante: não espere sentir sede para beber água. Quando o corpo manda esse sinal, é de que ele realmente chegou aos seus limites. por isso, mantenha-se hidratado e melhore sua qualidade de vida.

E então, essa matéria foi útil para você? Conte para nós sua experiência e compartilhe! 

 

X