Planeta
24/06/2015 09h47
Atenção aos animais velhinhos!
10 coisas que você precisa saber sobre animais idosos
Por Dra. Joaquina Pinto Molina

Os animais idosos precisam ser protegidos das altas ou baixas temperaturas para facilitar o conforto térmico
Com o envelhecimento, o organismo dos animais passa por alterações comuns mas você precisa estar atento e observar estas mudanças.
1. Imunidade
Ocorre desequilíbrio das funções e aumento na vulnerabilidade a doenças. Fique atento à baixa imunidade.
2. Idade
Animais passam a ser idosos dependendo da raça e do ambiente onde vivem. Cães pequenos (até 9kg): 9 a 13 anos; Cães médios (9,5kg a 22kg): 9 a 11,5 anos; Cães grandes (23kg a 40kg): 7,5 a 10 anos; Cães gigantes (acima de 40kg): 6 a 9 anos Gatos: 10 a 12 anos
3. Exames
Devem ser feitos exames periódicos para evitar o tratamento tardio. Observe sintomas como aumento da sede, perda de apetite, vômitos, fraqueza, problemas na pelagem, tosse ou mudanças de comportamento repentinas.
4. Disfunção cognitiva é semelhante a doença de Alzheimer
O animal passa a ter dificuldade de reconhecer pessoas, lugares e objetos. Ocorre diminuição da capacidade de atenção, problemas de orientação espacial e alterações no sono.
5. Perda de massa muscular e aumento da porcentagem de gordura corporal
Para facilitar a digestão das proteínas responsáveis pela construção dos músculos, não devem comer e beber ao mesmo tempo.
6. Perda da função neuromuscular e degeneração das cartilagens.
A prevenção destes problemas deve começar cedo, com exercícios, dietas equilibradas e uso de suplementos antioxidantes que inibem inflamações. Gatos sofrem muito com a osteoartrose que causa diminuição dos movimentos e é a terceira maior causa de eutanásia em animais idosos dos Estados Unidos.
7. Cuidados com os dentes
O tratamento da doença periodontal é fundamental para a saúde dos velhinhos. Evita infecções causadas por translocação bacteriana, como endocardite ou alterações no fígado, rins, articulações, meninges ou pulmões. Pelo efeito sistêmico, bactérias, seus subprodutos e toxinas, podem ganhar a corrente sanguínea e atingir todo o organismo.
8. A termorregulação se reduz
Os animais idosos precisam ser protegidos das altas ou baixas temperaturas para facilitar o conforto térmico, prejudicado na idade avançada.
9. Perda dos sentidos
A degeneração causada pelo envelhecimento pode gerar diminuição da audição, visão, paladar e olfato. Facilite o acesso a água, comida e cômodos. Tenha cuidado ao passear ou ao chegar em casa, eles podem não perceber os carros, por exemplo.
10. Efeitos sobre o sistema respiratório
Acontece a diminuição da expansibilidade torácica, da elasticidade pulmonar e do sistema mucociliar. Isso favorece o aparecimento de doenças e diminui a qualidade de vida. Exercícios moderados e cuidados com o ambiente são fundamentais.
Mas a velhice dos bichinhos é tão ruim assim? Não. Muitos destes problemas podem ser evitados ainda na juventude dos pets. A medicina preventiva evita o sofrimento e tratamentos agressivos, possibilitando uma vida mais tranquila para o animal e para seus donos humanos também.
Dra. Joaquina Pinto Molina (CRMV 4294) é presidente da Liga homeopática do RGS e Médica Veterinária Homeopata da Pet Vitae