Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

06/01/2021 08h00

Avançam pesquisas sobre memória

Novo medicamento poderá reverter problemas de memória e envelhecimento cerebral

Por Nosso Bem Estar

Divulgação
Brain 2062057

Avançam pesquisas sobre memória

Os problemas de memória causados pelo envelhecimento poderão ser revertidos num futuro próximo, com o uso de um novo medicamento.  É o que descobriram os cientistas da Universidade de San Francisco, na Califórnia, EUA. A pesquisa – por enquanto ainda restrita a experiências com camundongos - conclui que o cérebro envelhecido bloqueia recursos cognitivos por um possível ciclo vicioso de estresse celular e encontrou uma maneira de quebrar o ciclo e restaurar as habilidades do cérebro bloqueadas pela idade.

Estudo publicado em dezembro no jornal eLife Sciences mostra que a droga experimental ISRIB pode oferecer uma rápida restauração das habilidades cognitivas. Para os pesquisadores, perdas cognitivas que afetam a memória por conta da idade não são permanentes e podem ser restauradas.

Os pesquisadores descobriram que a droga também proporcionou alterações nas células T do sistema imunológico, indicando que a ISRIB pode ter implicações para doenças de Alzheimer e diabetes, que têm sido associadas ao aumento da inflamação causada por um sistema imunológico em envelhecimento.

X