Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Família

28/10/2020 16h24

Receitas que abraçam

Contribuições de leitores e parceiros que compartilham receitas afetivas e com elas seu carinho

Por Vera Damian

Freepik/NBE
Comida

Delícias com tradição

Nossa edição de Outubro foi especialmente dedicada à alimentação. Estas receitas são a “cereja do bolo” de nossa edição: contribuições de leitores e parceiros que compartilham aqui suas receitas afetivas e com elas seu carinho.

 

 

 

 

 

Raul Bocco compartilha este prato que lembra para ele a adolescência como estudante longe de casa. “Conseguia visitar minha família no interior da Argentina na época de Páscoa e minha mãe preparava estes pastéis (empanadas para mim) para o almoço do domingo. Ao final do dia, tomava o trem de volta e tinha sempre uns pastéis extras para a viagem.”

PASTÉIS DE ESPINAFRE AO FORNO

(4 pessoas)
 

INGREDIENTES

2 maços de espinafre

2 cebolas grandes

1 cenoura pequena

1 colher sopa fécula milho (ou farinha)

4 colher queijo parmesão ralado

2 pacotes massa pastel de forno

100g de ricota (opcional)

sal e temperos
 

MODO DE FAZER

Cozinhar o espinafre limpo ao vapor. Refogar cebola picada e cenoura ralada. Quando transparente, picar o espinafre e adicionar na panela com a cebola e cenoura. Misturar bem em fogo baixo, adicionar sal e tempero a gosto. Adicionar fécula de milho, queijo ralado, misturar bem e deixar esfriar uns minutos.

Montar pastéis, umedecer bordas internas e fechar com garfo. Arrumar em forma de pizza com um pouco de óleo espalhado. Cozinhar forno quente (200ºC) por uns 20 minutos. Retirar quando tem cor dourada.

 

Aline Schwengber adora cozinhar e criar receitas. Substituiu os ingredientes de uns biscoitos que a avó fazia. Recriou a receita com ingredientes mais saudáveis e sem glúten. E usou limão siciliano e gengibre pelo sabor marcante, que deixa na memória as boas recordações.

BISCOITINHOS DE LIMÃO SICILIANO COM GENGIBRE

INGREDIENTES

1 xic. de farinha de amêndoas

1 xíc. de farinha de aveia

1 xíc de açúcar mascavo

½ xíc. de fécula de batata

¼ de xíc. de leite vegetal ou leite de vaca

2 colheres de sopa de farinha de linhaça (opcional)

2 colheres de sopa de chia (opcional)

2 colheres de sopa de Ghee derretido ou óleo de coco

1 colher de sopa de vinagre de maçã + 1 colher de café de bicarbonato ou 1 colher de sopa de fermento em pó

1 ovo

1 colher de sopa de gengibre em pó (se for ralar pode colocar ½ colher)

1 limão siciliano (raspas de um limão)

1 pitada de sal


MODO DE FAZER

Misture todos os ingredientes secos, com exceção do bicarbonato. Adicione o ovo, o Ghee e o leite vegetal. Mexa até formar uma massa espessa. Adicione as raspas de limão, o bicarbonato e logo em seguida o vinagre. Misture bem. Unte uma forma, faça bolinhas e coloque na forma  mantendo distância. Com um garfo, dê uma achatada nas bolinhas. Assar em forno 180º por 25 minutos, até que fique douradinho e crocante.

 

Arnildo Hasper é quem dá a dica deste pudim de nome inusitado. 

PUDIM DOS TRÊS NEURÔNIOS

INGREDIENTES

1 neurônio para lembrar de 6 ovos

1 neurônio para lembrar de 6 colheres de açúcar

1 neurônio para lembrar de  meio litro de leite.

MODO DE FAZER

“Bata tudo no liquidificador. Caramelize a forma com açúcar. Pode colocar um coco ralado em cima para incrementar. Coloque no forno.  Não sei por quanto tempo, mas faço há 40 anos e sempre dá certo. É sucesso garantido com a família ou pra conquistar namorada nova.” Ou namorado, o Nosso Bem Estar acrescenta, não é? E também para reconquistar namorado ou namorada de muitos anos. 

 

“Esta vem direto do caderno de receitas da minha mãe. Chega a dar água na boca de lembrar do sabor. Mesmo minhas décadas de naturalista foram capazes de superar o gosto de comer esta especiaria  que continha, acima de tudo, o carinho da mãe”, revela a nossa editora Vera Mari Damian.

PUDIM DE QUEIJO

INGREDIENTES

05 ovos

10 colheres de queijo ralado

03 xícaras de chá de açúcar

02 colheres de farinha de trigo

01 copo de leite


MODO DE FAZER

Separe as gemas das claras. Coloque as gemas com o açúcar + queijo + leite + farinha. Misturar bem. Bata as claras em separado e coloque-as somente no final.

Caramelize  a forma. Coloque a mistura dentro da forma e cozinhe em banho-maria até endurecer. Deixe esfriar. Para desenformar, aqueça a forma no forno para soltar o açúcar.

 

X