Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Planeta

27/10/2020 08h00

Semana Lixo Zero presente em 22 cidades do RS

A Semana Lixo Zero acontece de 23 de outubro e 01 de novembro com o objetivo promover o debate e incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis.

Por Nosso Bem Estar

Freepik/NBE
Lixo zero 3

Semana Lixo Zero

A Semana Lixo Zero 2020 é totalmente ONLINE e segue firme no propósito de disseminar o conceito lixo zero por meio de eventos realizados por organizações públicas, empresas privadas e ONGs para ampliar a consciência ambiental sobre a geração e destinação de resíduos.

A realização é do Instituto Lixo Zero Brasil, que conta com núcleos em diversos municípios do país. O Coletivo Lixo Zero Rio Grande do Sul está presente em 22 cidades gaúchas que, ao longo da semana, promovem ações de conscientização, através de grupos locais.  As atividades incluem palestras, oficinas e campanhas, entre outras iniciativas. No site coletivolixozerors.com é possível conhecer as ações de todas as cidades participantes no Estado. Entre os temas da programação estão: cidades lixo zero, consumo consciente, compostagem e reciclagem, hortas urbanas, alimentação saudável, economia circular e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Semana Lixo Zero é promovida pelo Instituto Lixo Zero Brasil, que representa no país a ZWIA – Zero Waste International Alliance, movimento internacional de organizações que desenvolvem o conceito e princípios Lixo Zero no Mundo.

Segundo o conceito estabelecido pela ZWIA, Lixo Zero é: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo”.

Uma gestão Lixo Zero é aquela que não permite que ocorra a geração do lixo, compreendido como a mistura de resíduos recicláveis, orgânicos e rejeitos. O conceito Lixo Zero propõe que os indivíduos, e consequentemente todas as organizações das quais ele faz parte, passem a refletir e se tornem conscientes dos caminhos e finalidades de seus resíduos antes de consumi-los e descartá-los.

X