Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

10/09/2020 08h00

É tempo de detox

No final do inverno, o corpo precisa se desintoxicar para receber a nova estação. A terapia Ayurveda oferece métodos simples e eficientes para a saúde e o rejuvenescimento.

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
Design sem nome

É tempo de detox

Há cerca de cinco mil anos, surgia na Índia o Ayurveda – termo que vem do sânscrito e significa “ciência da vida” – considerado o mais antigo sistema de saúde de que se tem notícia. 

O Ayurveda é uma filosofia médica que se espalhou pelo mundo e chegou ao Brasil nos anos 80, formando profissionais da área e ganhando milhares de adeptos. Mais recentemente, a terapia Ayurvédica foi incluída nas Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde e já é realidade no SUS de vários municípios.

O sistema Ayurveda tem o objetivo de preservar e promover a saúde e para isto trabalha em consonância com as estações do ano. Significa dizer que um corpo que se preparou para os rigores do inverno, ingerindo alimentos altamente calóricos, na entrada da primavera precisa se adaptar para as novas temperaturas. Um ótimo tempo para fazer detox que vai ajudar, inclusive, a evitar as tão desagradáveis “alergias de primavera”.

“No frio, nosso apetite aumenta e consumimos alimentos mais calóricos, que geram calor, mas também aumentam os mucos no nosso corpo. Quando o clima começa a esquentar, o corpo precisa se refrescar, mas a microcirculação está com os microcanais entupidos de muco. É isso que gera a rinite e outras alergias deste período”, ensina o terapeuta ayurvédico, Paulo Alvarenga.

Segundo ele, nesta época é preciso reduzir a quantidade de alimentos que geram muita caloria e aumentar o uso de especiarias, tais como gengibre e açafrão. “Precisamos gerar calor e movimento. É recomendável também acrescentar os sabores quentes e picantes, como pimenta, orégano e alho,  e os de sabor amargo, como sálvia, radice, rúcula”, ensina o terapeuta.

Paulo Alvarenga indica um detox ideal de duas semanas, quando se deve excluir o que é muito estimulante para o corpo, como o café, que pode ser substituído pela manhã por um chá de erva-doce com limão, adoçado com mel, acompanhado de pão torrado com manteiga clarificada (ghee). Ele também recomenda optar pelas frutas da estação e evitar as muito calóricas como abacate e banana. Ao meio dia usar açafrão ou mostarda no arroz; gengibre, alho ou sálvia no feijão. Ingerir verduras variadas e, claro, suspender as sobremesas e reduzir muito os pães, biscoitos, farináceos e doces. À tarde suco ou frutas. À noite uma sopa – lentilha, ervilha e outros.

“Vá repetindo e variando este cardápio. No final do período do detox é indicado tomar um laxativo. O óleo de rícino é um dos mais seguros. Ingira duas colheres de sopa à noite junto com um chá de sálvia e prepare-se para gerar muitas evacuações dia seguinte. Você vai sentir uma  renovada maravilhosa no organismo, desinchar bastante e ganhar muita vitalidade”, indica .

O terapeuta alerta também para a necessidade de fazer um detox mental. “Estamos numa época em que a humanidade está bastante tensa. Procure praticar yoga, se refugiar na natureza, colocar os pés na grama, na terra, ficar próximo do mar, de uma cachoeira, acordar cedo, tomar sol e meditar sobre aquilo que é fundamental pra vida, sobre os verdadeiros valores.”

PRINCÍPIOS DA BELEZA

Complementando o atendimento voltado para a saúde, a terapeuta ayurveda Juracy Escobar Lencina desenvolve programas de beleza e rejuvenescimento combinando Ayurveda, yoga e tratamentos naturais. “A partir desse foco também oriento os princípios de beleza, destacando a importância de vir do interno para o externo, incluindo as emoções e os sentimentos".

Além de orientar a alimentação ayurveda, Juracy Lencina sugere cuidar da pele realizando esfoliações com o uso de pós, sal, mel e outros. “A pele é o maior órgão de assimilação do corpo e por isso, segundo ayurveda, devemos passar na pele o que podemos ingerir", pontua. A terapeuta também aplica técnicas que incluem massagens, banho de vapor, sauna e limpeza das narinas com uso de óleo medicado, entre outras. 

Para proteger a pele dos raios ultravioletas, Juracy recomenda barreiras físicas, como o uso de sombrinha, chapéu e roupas protetoras, e/ou o uso de um protetor solar a base de insumos naturais ou manipulados para o seu biotipo.

“Com a adoção de práticas de ayurveda, como rotinas saudáveis, uso de automassagens com óleos específicos e adequada alimentação, a pele vai adquirindo resistência. O uso diário de sabonetes,  hidratação do corpo, cabelos e unhas  com produtos naturais vai contribuir para favorecer essa resistência”, explica a terapeuta .

DETOX EM SPA

Para quem opta por fazer um detox em estilo de imersão, a Pousada Spa Don Ramon, em Canela, oferece os serviços do Spa Holgar D'Alma com terapias ayurvédicas, tais como  abhyanga , shirodhara, shiroabhyanga , garshana, padabhyanga e alguns procedimentos estéticos faciais utilizando produtos orgânicos com especiarias.

Segundo a terapeuta Sabrina da Cruz Feliú, responsável pelo tratamento no spa, durante o ano são selecionados finais de semana de detox com práticas ayurvédicas, que inclui hospedagem, massagens, alimentação, yoga e bate-papo explicando como implantar ayurveda no seu dia a dia.

"De forma permanente, desenvolvemos uma experiência chamada Ancestral Veda, que inclui classificação do dosha, massagem detox(garshana), banho de ofurô e massagem ayurvédica. neste período de pandemia, é preciso consulta antecipada para os finais de semana de detox", afirma Sabrina.

X