Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

03/09/2020 08h00

Lima, limão

Abundantes nas estações de Outono e Inverno, a lima e o limão perdem lugar na fruteira para as consagradas laranjas e bergamotas. Então, conheça mais sobre seus benefícios para prestigiar melhor estas frutas.

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
4085847

Lima, limão

LIMÃO

São quatro os tipos de limão conhecidos: siciliano, taiti, galego e o limão bergamota, também conhecido como cravo, rosa ou caipira. Rica em flavonoides, a fruta é considerada um poderoso antioxidante, anti-inflamatório e ajuda a proteger o corpo contra os efeitos destrutivos dos radicais livres.

Conhecidos pelo alto teor de vitamina C, os limões também são fontes de minerais como cálcio, potássio, fósforo, magnésio, entre outros. Seu suco tomado pela manhã, em jejum, é excelente para purificar o sangue e dissolver mucos residuais, especialmente no final do inverno.

A variedade de limão bergamota é resultado do cruzamento entre o limão e a tangerina. É um dos limões mais suculentos e abundantes, ficando até difícil consumir os frutos de uma única árvore. Com sabor e aroma marcantes, seu uso vem ganhando status graças à ascensão de uma nova geração chefs empenhados em garimpar e resgatar os ingredientes do interior do Brasil, marcando presença gourmet em caipirinhas, doces e pratos salgados.

LIMA

Tanto o suco quanto o óleo de lima são ricos em minerais, potássio, cálcio e vitamina C. Excelente diurético, a lima ajuda na melhora de infecções renais, diminui a acidez estomacal e é um calmante natural. Para consumir na forma de suco, deve ser tomada imediatamente após espremer para evitar que o líquido amargue.  O suco concentrado de lima colabora para reduzir o peso de forma acelerada e eficiente, trabalhando ainda como um eliminador de resíduos do organismo.

Tanto o suco de lima quanto o seu óleo, aplicados sobre a pele, ajudam no rejuvenescimento, além de manterem o viço e protegerem de infecções.

A lima é consumida em todo o mundo em sorvetes, bebidas, refrescos, picles, doces, geleias, lanhes, confeitaria e culinária. O óleo extraído da sua casca é amplamente utilizado em concentrados para bebidas, cosméticos, pasta de dente, sabonete de beleza, desodorizantes e inúmeros outros produtos.

DICA:

Aproveite a safra para fazer sucos concentrados que você pode congelar e usar o ano inteiro!

 

 

X