Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

25/08/2020 08h00

Yoga do Riso

Já pensou se algo mudaria em sua vida se você conseguisse rir de tudo que acontece? Das coisas boas, mas também dos contratempos da vida?

Por Celina Valderez Feijó Kohler

Nosso Bem Estar
1257(1)

Yoga do Riso

Por incrível que pareça, o Riso como terapia vem sendo estudado há muitos anos! Vários deles inspiraram o desenvolvimento do Hasya Yoga (Yoga do Riso).

Pra começar, O Dr. William Fry, psiquiatra de Stanford, começou a examinar os efeitos fisiológicos do riso no final de 1960. É considerado o “pai da gelotologia” (a ciência do riso). Ele mostrou que a maioria dos sistemas do corpo humano são estimulados pelo riso. O pesquisador descobriu que o riso alegre constitui um bom exercício físico e pode diminuir as chances de infecções respiratórias! Que grande achado, em tempos de pandemia de coronavírus! Dr. Fry também demonstrou que o riso libera endorfinas, que são analgésicos naturais.

Em 1995, em uma praça em Mumbai (Índia, um médico de família indiano  – Dr. Madan Kataria – tomou conhecimento desses estudos e teve a inspiração de testar na prática os estudos do Dr. William Fry e de outros pesquisadores. Ele e sua esposa, Madhuri Kataria, convidaram 5 pessoas e realizaram a primeira sessão de “riso como terapia”.

A princípio utilizaram piadas para provocar o riso. Apoiados em pesquisas, demonstraram que o “riso exercitado” teria os mesmos efeitos sobre o corpo, a mente e as emoções; agregaram exercícios respiratórios do Yoga (os Pranayamas) e criaram o YOGA DO RISO - um método único onde podemos rir sem motivo, sem utilizar piadas ou comédia. Hoje são milhares de “Clubes do Riso” ao redor do mundo!

O Yoga do Riso gera relaxamento, alívio do stress, liberação de hormônios e neurotransmissores que trazem sensação de prazer, bem-estar, alívio de dores!

Entre os inúmeros benefícios práticos, o Yoga do Riso proporciona, para o corpo e a mente, melhor oxigenação e consequentemente melhoras na disposição e no rendimento em atividades intelectuais. Para as emoções, resulta em mais tranquilidade, atitude positiva diante da vida e favorece os relacionamentos.

Durante a pandemia, pela importância do isolamento social, os facilitadores (Líderes de Yoga do Riso) estão oferecendo sessões online gratuitas, de 40 minutos, pelo app Zoom, onde exercitamos o Riso e explicamos como iniciar nessa linda jornada de Alegria e infinitos benefícios.

Maiores informações você pode encontrar nos links:

Clube do Riso Online 

Yoga do Riso Online

 

* Celina Valderez Feijó Kohler é Líder Certificada em Yoga do Riso

X