Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

07/07/2020 08h00

Super Sopa

Deliciosas receitas vegetarianas para se aquecer no inverno

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
3512248

Super Sopa

Com a chegada do inverno, os dias frios se tornam mais frequentes e, nesses momentos, muitas pessoas gostam de tomar uma sopa saborosa para se aquecer. Você também tem esse hábito?

Há uma variedade de receitas de sopas para provar na estação e cada família tem a sua versão preferida, com opções que vão desde as tradicionais canjas até sopas mais elaboradas e com sabores exóticos. Neste texto, separamos receitas vegetarianas e nutritivas para você fazer em casa. Continue a leitura e veja as dicas! 

Como preparar uma sopa vegetariana nutritiva

O nosso organismo precisa de uma variedade de vitaminas e minerais para funcionar corretamente. Dessa forma, ao optar por uma sopa no jantar ela deve ser preparada de forma equilibrada e nutritiva.

É importante que ela contenha itens de diversos grupos alimentares, portanto, nada de preparar uma sopa apenas com carboidratos, certo? Além desse elemento, que pode ser encontrado na batata, fubá, arroz ou macarrão, por exemplo, procure incluir fontes de proteínas, que no caso das receitas vegetarianas seriam as leguminosas, tofu ou cogumelo, e fibras, presentes em verduras e legumes.

As fibras têm o poder de aumentar a saciedade, por isso, inclua na sua sopa, pelo menos, dois itens entre verduras e legumes, tais como tomate, chuchu, cenoura, repolho, espinafre, acelga etc.

Outra dica é investir em temperos e ervas para deixar a refeição ainda mais saborosa. Cebola, alho, salsão, folha de louro, alecrim, coentro, manjericão, gengibre, tomilho e açafrão são algumas opções para isso. Além de incrementar o sabor, itens como gengibre e açafrão ainda ajudam a reforçar a imunidade — algo tão importante no inverno e que pode contribuir para evitar resfriado e gripe.

Receitas de sopas vegetarianas

Além de ser nutritiva e oferecer um conforto nos dias mais frios, as sopas são fáceis de fazer. Você pode utilizar itens que sobraram do almoço para preparar a sopa do seu jantar de forma rápida e evitar desperdícios.

Sopa de abóbora e açafrão

Ingredientes:

1 xícara de grão de bico cozido ou outra leguminosa

1 xícara de macarrão cozido

2 xícaras de abóbora cortada em cubos

1 tomate cortado em cubos

4 xícaras de água 

1 cebola pequena picada

2 dentes de alho amassados

2 colheres (sopa) de azeite

1 colher (chá) de açafrão da terra

Sal a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o azeite em uma panela e refogue a cebola e o alho. Adicione a abóbora e o tomate e refogue por mais alguns minutos. Depois coloque a água, o açafrão e o sal. Misture tudo e deixe cozinhar por cerca de 15 minutos ou até a abóbora ficar macia. Acrescente o macarrão e o grão de bico já cozidos e deixe no fogo por mais 5 minutos. Sirva em seguida.

 

Essa é apenas uma sugestão de receita para fazer sopas vegetarianas em casa. Mas você também pode preparar a sua refeição com o que tiver na geladeira. Escolha um carboidrato, uma proteína e algumas opções de legumes e verduras e crie versões para a sua sopa. Gengibre também é super bem-vindo nesta época!

X