Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

12/06/2020 17h24

Aulas online

Uma tendência que se consolidou durante o Isolamento social

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
3875548(1)

Aulas online

A Covid-19 modificou a realidade das pessoas em todas as partes do mundo. E uma dessas mudanças está relacionada com o aumento de aulas online em variados segmentos. Você já participou de alguma delas?

Devido à necessidade de isolamento social para conter o avanço da doença, muitos setores e profissionais levaram as suas atividades para o ambiente digital, o que gerou um aumento nas aulas escolares online, cursos em geral, aulas de academia, yoga, artes marciais, dança e teatro, aula de culinária, aromaterapia, entre outros.

Os temas e a idade dos participantes são variados, e as aulas virtuais se tornaram uma oportunidade para ocupar parte do tempo livre, exercitar o corpo e a mente, desenvolver uma nova habilidade, e até melhorar a carreira com cursos profissionalizantes ou que aprimorem competências comportamentais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura! 

A tendência dos cursos à distância

O ensino à distância já estava em crescimento há alguns anos e um dos motivos para isso foi o avanço da tecnologia que facilitou a conexão com a internet a partir de computadores pessoais e smartphones. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Educação à Distância identificou que, em 2018, mais de 9 milhões de pessoas optavam pela modalidade EAD, tanto para cursos universitários quanto livres.

Essa alternativa de aprendizado apresenta vantagens devido à maior flexibilidade para o estudo e mensalidades com um custo mais atrativo. Dessa forma, mesmo com uma rotina cheia ao longo da semana, é possível ser dedicar ao aprendizado no fim do dia ou aos sábados e domingos.

Contudo, devido ao avanço do coronavírus e a interrupção de cursos presenciais para evitar aglomerações, as aulas online se tornaram a principal forma de aprendizado, indo desde educação infantil até aulas de academia e artesanato.

E se a oferta é grande, o interesse das pessoas também não fica atrás. O Google Trend, ferramenta que monitora termos de pesquisas no Google, indica que houve um aumento de mais de 100% no número de buscas sobre cursos online entre a segunda quinzena de março e o inicio do mês de abril.

As aulas online são uma forma de ocupar o tempo livre durante o isolamento social e são positivas para aliviar o estresse e a ansiedade gerados por esse momento bastante delicado, que envolve preocupação com a própria saúde e a dos familiares, questões econômicas e insegurança quanto ao futuro.

As novas tecnologias para os cursos à distância 

O crescimento dos cursos e aulas online só é possível com a tecnologia. Hoje em dia, há diversas ferramentas e plataformas que permitem a criação e a oferta de conteúdos online com mais facilidade, o que pode incluir videoaulas e materiais de apoio.

As redes sociais são exemplos disso e, além de conteúdos gravados, que podem ser acessados quando o usuário desejar, ainda há o formato de vídeos ao vivo, conhecidos como lives, que permitem uma maior interação entre os participantes.

Os softwares para comunicação, como o Skype e o Zoom, também são positivos para os cursos online. O Zoom é uma das ferramentas que ganhou destaque durante o período de pandemia. Ela é bastante utilizada no mundo corporativo para videoconferência com equipes e profissionais que estejam em diferentes localidades. Contudo, tem sido útil para encontros com familiares e aulas online, já que permite reuniões virtuais com até 500 pessoas. 

Variedade de aulas online em época de isolamento social 

Além do ensino a distância para os alunos da educação infantil, ensino médio e universitários, também houve um acréscimo em aulas virtuais dos mais variados temas.

Algumas instituições e plataformas disponibilizaram gratuitamente cursos para ajudar a população a passar pelo isolamento social. Além disso, profissionais especializados aproveitaram a rede para dar aulas e conseguir uma fonte de renda, como professores de idiomas, personal trainers e instrutores de yoga.

Um exemplo de cursos disponíveis durante o isolamento social são aqueles oferecidos pelo Senac. A instituição tem programas para formação e especialização que são pagos, mas liberou uma parte do seu conteúdo para acesso gratuito no portal Senac EAD.

Há cursos de diferentes temas, como gestão de tempo, estilo e imagem pessoal, empreendedorismo, liderança e gestão de finanças empresariais. A maioria dos cursos conta com certificado de participação, sendo necessário um cadastro simples para realizá-los.

A plataforma de ensino online Eduk é outra opção para a realização de cursos online, com conteúdos pagos e alguns gratuitos. A iniciativa se torna vantajosa para quem deseja desenvolver novas habilidades, ou mesmo para criar produtos e trabalhar em casa. Para conferir cursos de culinária, artesanato, entre outros temas, é preciso fazer um cadastro na plataforma.

Quem gosta de desenho e criatividade, ou quer desenvolver essas habilidades, também encontra opções de aulas online. A Faber Castel é mais uma organização que liberou o acesso a alguns de seus cursos durante o período de pandemia. A ferramenta é positiva para adultos e crianças. Afinal, entreter os pequenos dentro de casa pode ser uma missão e tanto, não é mesmo?

Ainda no segmento artístico, a Unesp (Universidade do Estado de São Paulo) tem um curso de graça sobre História da Arte. São 29 vídeos, com cerca de 25 minutos de duração cada, sobre pré-história, cultura egípcia e arte da Grécia. Os conteúdos estão disponíveis no canal da instituição no YouTube “Univesp”.

Alguns cursos citados acima foram liberados por tempo determinado, mas há uma infinidade de conteúdos, gratuitos e pagos, pela rede que podem ser acessados em qualquer época. Quem deseja aumentar os cuidados com a saúde, por exemplo, encontra aulas e vídeos sobre yoga, exercícios em casa, entre outros temas.

Praticar aulas online e desenvolver novas habilidades se tornaram estratégias significativas para preencher parte da rotina e manter a saúde mental em dia em épocas de isolamento social. Mas esse crescimento de aulas online pode ser positivo inclusive após a pandemia, já que permite a aproximação entre instrutores e alunos, localizados em qualquer parte do mundo. Além disso, a maioria das aulas virtuais pode ser realizada em qualquer período do dia ou aos finais de semana, permitindo adaptar o aprendizado a sua rotina.

Como vimos, as opções de aulas virtuais são muitas. Sendo assim, filtre as informações e busque coisas interessantes para ocupar parte do seu tempo livre, desenvolver uma nova habilidade e colocar a saúde mental e física em dia! 

 

 

X