Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

04/03/2020 10h00

Nutrientes antirradicais básicos

Existe uma grande quantidade de substâncias antioxidantes, entre as quais se encontram os fitoquímicos - fenóis e betacaroteno, vitaminas e minerais. Cada um deles tem suas propriedades peculiares.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Design sem nome(1)

Nutrientes Antirradicais Básicos

Flavonóides

São os antioxidantes mais potentes de uma dieta. Essa substância, que normalmente dá cor ou sabor amargo a frutas e verduras, também protege do dano oxidativo produzido pelo sol e outros agentes externos. Os fenóis denominados antocianinas estão entre os mais eficazes e são encontrados no mirtilo e nas frutas vermelhas, como cereja, morango etc.

Indóis

São compostos orgânicos que estimulam a produção de enzimas antioxidantes. Se encontram em hortaliças como alho, cebola, alho-poró e também na família das crucíferas (Brócolis, Couve-flor, Couve de Bruxelas).

Betacaroteno

É um tipo de flavonóide que dá cor amarelo alaranjado à cenoura e ao damasco. Também chamado de pró-vitamina A, porque no organismo é transformado nesse nutriente. É um antioxidante potente e benéfico para o sistema imunológico, para a vista e os pulmões.

Carotenos

É a família a que pertence o betacaroteno. Os de efeitos mais pesquisados são as substâncias encontradas nas verduras de folhas verdes, e também o licopeno, reconhecido anticancerígeno abundante nos tomates.

Coenzima Q 10

É um antioxidante sintetizado pelo corpo que aumenta a eficácia da vitamina E dos alimentos. A capacidade para produzi-lo diminui com a idade. É encontrado em forma de suplemento alimentar e é indicado para pessoas com risco de sofrer de Parkinson ou de envelhecimento precoce.

Selênio

Mineral antioxidante importante na prevenção de vários tipos de câncer, entre eles o de próstata e cólon. É encontrado principalmente nas frutas secas, cereais integrais e no marisco.

Zinco

É um mineral importante para o bom funcionamento de grande número de processos: obtenção de energia, reprodução, sistema imunológico. Abundante nas ostras, sementes de gergelim e abóbora e nas carnes de boi e de pato.

Ácido fólico

Essa vitamina do grupo B tem um comportamento antioxidante. É essencial na síntese e reparação da informação genética e já foi comprovada sua eficácia na prevenção de câncer e de infarto do coração. É especialmente necessária antes e durante a gravidez para garantir um bom desenvolvimento do bebê. Presente nas verduras de folhas verdes (escarola, endívia e espinafre) e nos legumes.

Vitamina C

Considerada um dos principais antioxidantes, embora sua ação dependa da presença de outras substâncias antirradicais no corpo. Reforça o sistema imunológico em geral e tem efeito anticancerígeno. Encontrada no kiwi, laranja, frutas vermelhas, pimentões vermelhos, repolho e tomates.

Vitamina E

Sua potente ação antioxidante se concentra no cérebro, no sistema circulatório e no coração. Reforça o sistema imunológico em geral. Encontrada no azeite vegetal extra virgem, nas frutas secas, nas sementes e nos cereais integrais.

X