Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

28/01/2020 08h00

Viva as Frutas

Saiba como consumi-las na estação mais quente do ano

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
2631483(1)

Viva as frutas!

Frutas e verão formam mesmo uma combinação perfeita! Nessa época, precisamos redobrar a atenção com nossa hidratação e as frutas são ótimas aliadas para isso. Elas alimentam, nutrem, refrescam, saciam e oferecem diversos benefícios importantes nessa e nas demais estações do ano.

Quer aproveitar todas as vantagens do consumo de frutas no verão? Então, continue a leitura e confira as dicas que preparamos!

Por que consumir frutas no verão?

As frutas são fontes de nutrientes fundamentais para nossa saúde. Além disso, seu consumo no verão é especialmente recomendado também por outros motivos:

No verão, suamos mais e, por isso, precisamos repor mais líquido e sais minerais perdidos com o suor.

As frutas e seus preparados gelados ajudam a amenizar a sensação de calor.

Esses alimentos ajudam a reduzir o risco de desidratação.

Além de fontes de água, as frutas são ricas em vitaminas, minerais e fibra - fundamentais para o bom funcionamento de nosso organismo.

As frutas são opção de alimento leve, que não pesam para conseguirmos aproveitar melhor as atividades na praia ou na piscina.

Às vezes, o cansaço ou a dor de cabeça que sentimos durante as férias tem origem na falta de líquidos de nosso organismo. As frutas ajudam a repô-los.

 

As frutas mais indicadas para o período do verão

1. Melancia

Essa é uma fruta bastante refrescante e que ajuda a repor a água necessária para o bom funcionamento de nosso organismo. Ela é composta por 95% de água, então, também ajuda a desintoxicar nosso organismo dos comuns exageros de comidas e bebidas que são feitos na estação mais quente do ano. 

Além disso, a melancia é rica em betacaroteno, substância que contribui para um bronzeado saudável e bonito.

2. Abacaxi

É composto por 86% de água, tendo importante atuação para a hidratação de nosso corpo. Também tem efeito detox e ajuda na eliminação de impurezas, facilitando nossa digestão e a reduzir a sensação de inchaço. 

3. Pera

Essa é uma fruta muito rica em sais minerais e vitaminas do tipo A, C e do complexo B. Além disso, é uma boa fonte de fibras, o que favorece o bom funcionamento intestinal. Ela também atua para reduzir a retenção de líquidos, um problema comum nos dias de calor mais intenso.

4. Pêssego

Outra fruta recomendada para consumo no verão, sobretudo por seu efeito antioxidante que contribui no combate aos radicais livres, ajudando a manter a saúde e a beleza da pele e a evitar manchas - como o melasma. 

5. Manga

A manga pode ser uma boa aliada para manter um belo bronzeado de verão. Ela é rica em vitamina A, que contribui para a formação de melanina - o pigmento que dá a coloração característica da pele. 

Ideias para consumir mais frutas no verão

Além da fruta fresca, para você conseguir ingerir mais frutas no verão, também há outras ideias. Por exemplo, você pode fazer deliciosos mix de frutas batidas no liquidificador com gelo - fica refrescante e muito saboroso. Nesse caso, o recomendado é tomar o suco logo após o preparo, para manter todas as propriedades e os benefícios das frutas. 

Outras formas saborosas de incluir mais frutas em sua dieta no verão é fazer picolés de frutas, saladas, sorvete, iogurte natural ou mesmo assá-las - nesse caso, poucos minutinhos no forno são suficientes.

Transformar frutas como maçãs, peras e pêssegos em purê também é uma ideia prática e criativa para variar o cardápio no dia a dia.

Para o verão, fazer espetinhos de frutas é outra possibilidade fácil e atrativa, principalmente para as crianças e para saborear à beira-mar ou na piscina.

Outra ideia mais diferente é utilizar as frutas em pratos quentes. É possível, por exemplo, aproveitar todo o poder hidratante da melancia preparando um saboroso carpaccio de melancia ou, quem sabe, todas as propriedades da manga em um ravioli com molho de manga?

Pronto para consumir mais frutas no verão? Gostou do texto? Ficou com alguma dúvida? Escreva pra gente!

X