Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Família

09/01/2020 08h00

Câncer em Animais

Conheça a terapia com Viscum Album Injetável, uma das terapias mais utilizadas no campo da oncologia integrativa.

Por Joaquina Pinto Molina

Pixabay
Design sem nome(1)

Câncer em Animais

O termo câncer deriva da palavra grega “karkinos” e faz referência ao caranguejo e ao aspecto infiltrativo dos tumores.

As neoplasias malignas possuem comportamentos biológicos distintos, porém, apresentam em comum o surgimento de novos tecidos formados por células com elevada atividade proliferativa, capacidade de invasão e colonização de outros tecidos.

Nos países desenvolvidos, as neoplasias representam a principal causa de morte em cães. Estudos realizados no Brasil mostram que o câncer é a segunda maior causa de mortes em animais de companhia e a primeira, em animais idosos. A relação com os animais de companhia mudou ao longo dos anos, hoje eles são incluídos na estrutura familiar, sendo o diagnóstico de uma neoplasia ou câncer consentido com muita comoção pelos proprietários ou tutores desses animais. Diante do paciente com câncer, abordagens pessimistas podem reforçar receios sem fundamentos pré-existentes e transmitir sentimentos desnecessários de falta de esperança.

O câncer não é uma sentença de morte, é uma doença e como tal tem tratamento.

O tratamento com Viscum Album é uma das terapias mais frequentemente utilizadas no campo da oncologia integrativa. O Viscum Album é indicado no tratamento do paciente com câncer, proporciona melhora na qualidade de vida e aumenta a expectativa de vida; alivia a tensão e a depressão trazendo mais vitalidade; reduz a dor relacionada ao tumor; possui propriedades antidiabetogênicas e auxilia na insuficiência renal e controle da uremia. Tem efeito imunomodulador, proteção do DNA, efeitos neuroendócrinos e inibição tumoral (aumento da apoptose e diminuição da angiogênese). O protocolo de tratamento é individualizado e a duração do tratamento dependerá das condições da enfermidade (estadiamento, metástase ou não), do tipo de tumor (benigno ou maligno).

O conceito de tratamento integrativo de câncer combina tratamentos convencionais com terapias complementares selecionadas como o Viscum album, a nutrologia (dietas cetogênicas), homeopatia, acupuntura, ozonioterapia e Reiki.

A utilização do VISCUM ALBUM pode acontecer em qualquer fase do tratamento do paciente oncológico:

- Terapia paliativa (câncer inoperável ou com metástases) melhora da qualidade de vida e inibição do crescimento tumoral;

- Terapia adjuvante (prevenção da recidiva após a cirurgia) promovendo imunoestimulação e aumento da sobrevida;

- Terapia aditiva (durante a quimioterapia ou radioterapia) atuando a imunoproteção e aumento da tolerância às drogas quimioterápicas;

- Terapia profilática (em lesões pré-cancerosas definidas, além da involução de lesões pré-cancerosas).

Joaquina Pinto Molina é Médica Veterinária  - CRMV 4294

X