Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Planeta

08/01/2020 08h00

Ecologia - qual o seu papel?

Você já parou para pensar sobre a importância da ecologia no mundo em que vivemos?

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Design sem nome(1)(1)

Ecologia

Essa área de estudo tem uma atuação importante para a preservação de florestas, praias, rios etc.

O cuidado com o meio ambiente é essencial para a vida humana, e é preciso se aprofundar no assunto e buscar estratégias mais sustentáveis para o desenvolvimento da sociedade em equilíbrio com a natureza.

Pensando nisso, vamos falar mais sobre ecologia e mostrar alguns cuidados que podem ser aplicados na rotina para reduzir o impacto no meio ambiente. Acompanhe.

 O que é a ecologia e qual a sua importância

A ecologia é uma área da Biologia que estuda a interação dos seres vivos entre si e entre o ambiente em que vivem, analisando, entre outras questões, os fatores que afetam esses organismos, sejam eles químicos, físicos ou fisiológicos.

Ela tem papel fundamental, pois visa garantir o equilíbrio e a convivência entre as espécies. A ação humana causa grandes impactos ambientais, e é preciso acompanhar esse processo de perto para indicar formas de resolvê-los, ou minimizá-los.

Quando um rio recebe rejeitos químicos de uma indústria, por exemplo, isso afeta todas as espécies que vivem naquele ambiente. Por isso, é importante que a ecologia acompanhe essa interação e faça estudos para indicar medidas que ajudem a minimizar os impactos e manter um equilíbrio ambiental.

Ecologia e sustentabilidade

A sustentabilidade tem um aspecto extremamente relevante dentro da ecologia. Afinal, um desenvolvimento mais sustentável — com estratégias que geram um impacto menor no meio ambiente, protegendo água, solo etc — contribui para a manutenção das espécies.

Essas ações devem fazer parte de políticas públicas e da rotina empresarial dos países para que tenham efeitos consideráveis na conservação ambiental. Mas, além disso, deve haver conscientização por parte da população. Nesse sentido, alguns cuidados para aplicar no dia a dia são: 

Respeito ao meio ambiente

É fundamental preservar e respeitar a natureza. Sendo assim, ao viajar para praias, florestas, montanhas, entre outros locais ao ar livre, tenha cuidado com as suas atitudes. Algumas dicas, nesse caso, são: 

·       Recolha sempre o seu lixo, descartando-o em local adequado; 

·       Não danifique a vegetação em praias, trilhas, florestas etc; 

·       Respeite a fauna e a flora do local: não dê comida aos animais, não os retire do seu habitat, evite gritar perto dos bichos. 

Economia de recursos naturais 

Os recursos naturais não são infinitos, portanto, eles devem ser utilizados com sabedoria. O consumo de água, por exemplo, deve ser feito com atenção — um relatório do instituto americano World Resource (WRI), divulgado no último ano, mostrou que mais de 400 regiões do planeta vivem em condições de extremo estresse hídrico. Já a Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a falta de água pode afetar cerca de 5 bilhões de pessoas até 2050.

Diante desses fatos, fica claro a necessidade de análises, pesquisas, implementação de políticas públicas e adoção de estratégias que economizem esse recurso natural em indústrias, irrigação, pecuária, residências etc. Já a população pode contribuir com um uso racional da água, colocando em prática atitudes como:

·       Tomar banhos mais curtos;

·       Deixar a torneira fechada ao ensaboar a louça; 

·       Evitar lavar áreas externas e calçadas com mangueira;

·       Utilizar água de reúso para descarga e atividades de limpeza. 

 

O uso consciente da energia elétrica é outro passo significativo. Além disso, hoje em dia, há iniciativas de energia limpa, como a energia solar e a energia eólica, que garantem a qualidade de vida e desenvolvimento com efeitos negativos menores ao meio ambiente. 

Consumo consciente

O consumo gera um grande impacto no planeta. Além do uso de recursos naturais e do lixo gerado pela produção dos objetos, há a poluição para deslocar o item da fábrica até o local de compra, entre outras situações. Sendo assim, pense antes de adquirir algo: avalie se o item é realmente necessário e busque por empresas que tenham uma produção mais sustentável.

Reciclagem

A reciclagem é outra atitude positiva. Algumas embalagens presentes no dia a dia podem ser utilizadas na produção de outros objetos e reduzir a quantidade de lixo em aterros sanitários. Materiais como papel, papelão, vidro e alumínio podem ser descartados na coleta seletiva, caso a cidade tenha esse serviço, ou em pontos de coleta de supermercados e organizações de reciclagem.

Viu só como a ecologia tem um papel importante na sociedade? Contudo, a atuação dela não pode ser feita de forma individual, por isso, é necessário que todos façam a sua parte para garantir a preservação e o equilíbrio ambiental. 

 

 

 

X