Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Beleza

19/12/2019 08h00

Hidratação no verão

É fundamental para manter a saúde e o bem-estar na estação mais quente do ano

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Design sem nome(5)

Hidratação no verão

O verão, geralmente, vem acompanhado de inúmeros programas de lazer — praia, parques, piscinas, atividades físicas, festas ao ar livre com amigos, entre outras situações. Contudo, é importante não descuidar da saúde!

Como a temperatura aumenta bastante durante essa época, o organismo perde mais água e não são raros os casos de desidratação, que podem gerar sintomas como pele seca, dor de cabeça e cansaço.

Para aproveitar a estação da melhor forma possível, é preciso tomar alguns cuidados. A seguir, preparamos dicas para ajudar a manter a hidratação no verão. Continue a leitura e saiba mais!

A importância da hidratação no verão

Um adulto perde cerca de dois litros de água por dia com suor, urina e fezes. No verão, esse processo pode ser maior, já que o calor intenso favorece a transpiração, contribuindo para a perda de líquidos e nutrientes. 

Para manter a saúde em dia e garantir o correto funcionamento do organismo, é necessário repor a quantidade de líquido perdido. A recomendação é válida tanto nos momentos de lazer quanto na rotina de trabalho — e em profissões que envolvem atividades externas, o cuidado deve ser redobrado nessa época do ano, já que as temperaturas em muitas cidades são bastante altas.

Quando a perda de água é maior que a reposição, acontece a desidratação, que pode gerar sintomas como: dor de cabeça, cansaço e sonolência, tontura, pressão arterial baixa, batimento cardíaco acelerado, entre outros. Se essas situações se tornarem recorrentes, isso pode afetar o organismo e gerar outras complicações. Por isso, hidratação é fundamental.

Além dos aspectos internos, a falta de hidratação no verão também pode se manifestar na aparência, com pele, cabelos e unhas ressecadas. No caso da pele, se ela for mais sensível, isso pode ocasionar irritação e alergias. 

Dicas para manter a hidratação nessa época

Muitas pessoas imaginam que basta beber água para manter a hidratação no verão, mas ainda há outras dicas que podem ajudar nesse desafio. Veja a seguir! 

1 - Hidrate-se com líquidos e alimentos

A água é a principal fonte para matar a sede, hidratar o corpo e garantir a boa aparência da pele e do cabelo, por isso, a recomendação é beber dois litros por dia. Mas ela não é a única opção - você ainda pode investir em água coco, sucos naturais e em frutas e legumes com grande presença de água, como a melancia e o pepino. Além de hidratar, esses alimentos fornecem outros componentes significativos para o organismo, como cálcio e potássio.

Contudo, vale destacar que bebidas industrializadas, a exemplo de sucos e refrigerantes, não substituem a hidratação com água, portanto, é imprescindível ter sempre uma garrafa do líquido por perto, especialmente nos dias de calor intenso. 

2 - Evite ficar muito tempo ao sol

Ficar muito tempo no sol ou em um ambiente muito quente favorece a transpiração e a desidratação. A dica é evitar a situação e procurar locais com sombra ou com refrigeração. Além disso, não se esqueça de repor o líquido perdido durante esse período. 

3 - Não exagere no consumo de álcool

O verão, geralmente, vem acompanhado de férias, momentos de lazer, festas com amigos e família e happy hour com colegas de trabalho, o que pode contribuir para um aumento no consumo de álcool.

Os momentos de lazer e descontração são essenciais para o bem-estar e a qualidade de vida. Contudo, procure não exagerar no consumo de bebida alcoólica, pois ela tem efeito diurético, ou seja, gera maior eliminação de líquidos.

4 - Utilize produtos hidratantes

A estação é caracterizada por uma maior exposição ao sol e ao ar condicionado, além de idas mais frequentes a praias e piscinas, o que contribui para o ressecamento do corpo. Sendo assim, é preciso utilizar produtos adequados para cuidar da pele e do cabelo nessa época.

O uso do protetor solar é essencial para proteger a pele de danos causados por raios solares. Além disso, você pode utilizar barreiras físicas como chapéu e blusa. Para a hidratação do corpo, opte por itens com ureia, calêndula ou extrato de camomila na composição, pois esses ativos impedem a desidratação da pele.

Essas são as principais dicas para manter a hidratação no verão! Para muitas pessoas, a estação é um momento de férias, descontração e alegria, entretanto, é fundamental dar atenção aos cuidados com o corpo para garantir o bem-estar e não ter problemas de saúde.

E você, o que faz para manter a hidratação no verão? Escreva pra gente! 

 

 

X