Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

14/11/2019 08h00

Você conhece o MÉTODO BUSQUET?

Terapia Manual que trata as cadeias musculares fisiológicas.

Por Laís Eduarda da Silva

Nosso Bem Estar
Whatsapp image 2019 11 13 at 20.08.17

Você conhece o MÉTODO BUSQUET?

Você sente dores nas costas, pelo corpo todo? Sente desconforto para dormir, fazer atividades do dia-a-dia e até mesmo praticar atividades físicas? Sofre com intestino preguiçoso, sente dores de cabeça? Então o Método Busquet pode te ajudar!!

O Método Busquet é uma terapia manual francesa, trata desde a parte óssea, músculos articulações e órgãos, consiste em um tratamento global, com o objetivo de diminuir dores, tensões e desconforto no corpo, trazendo mais bem estar, aumentando a qualidade de vida e disposição.  O stress do dia-a-dia, má alimentação, má postura e a  poluição nos trás muitas dores e desconforto. Ao final do dia de muito trabalho é comum sentir dores na coluna e dores de cabeça. Este método pode ajudar a aliviar esses sintomas.

O Método Busquet  é um método fisioterápico inovador, é um tratamento que age de dentro para fora, liberando tensões que estão no nosso organismo. O método trabalha desde o crânio até órgãos e vísceras através de cadeias musculares fisiológicas, para que os movimentos ocorram de maneira harmônica. Diversos músculos interagem entre si formando as cadeias musculares, imagine que cada cadeia é uma corda elástica. Agora imagine esse elástico cheio de nós, ele continuará tendo elasticidade porém estará diminuída. A mesma coisa acontece no nosso corpo, quando a cadeia apresenta pontos de tensão, a amplitude de movimento fica diminuída .O principal objetivo com a terapia manual é  liberar tensões, essas tensões geram dores e disfunções no organismo, e como resultado aparecem as doenças.

A sessão dura em média uma hora, e é realizado uma vez por semana. É indicado para todas as pessoas: bebês (quando possuem refluxo ,torcicolo, choros excessivos, constipação, cólicas..) adolescentes (com escolioses, e dores posturais...) mulheres com endometriose,homens, gestantes, idosos. A terapia melhora os sintomas de todas as disfunções e dores em geral, hérnias de disco, desgastes da coluna, bursites, tendinites, escolioses, intestino preguiçoso, enxaqueca, dores musculares, cicatriz com aderências, pós parto, artroses, fibromialgia e disfunções do movimento . Se você possui alguma cicatriz de pós operatório cirúrgico  pelo corpo, saiba que esse tecido gera tensões internas, e essa contratura pode gerar dores dependendo de pessoa para pessoa.

Durante a sessão será realizado uma avaliação postural estática e dinâmica, também é importante que você dê informações sobre o seu estilo de vida, se possui alguma doença mais grave, pois existem contra indicações para a realização da terapia, por isso é muito importante que a sessão seja realizada por um fisioterapeuta capacitado e que tenha a formação no método. O fisioterapeuta será responsável pela alta do paciente, liberando para prática de esportes e atividades físicas ao final do tratamento. É importante a prática de atividades físicas pois melhora o condicionamento físico, o alongamento e trás mais disposição e melhora sua saúde. Também é aconselhado ao paciente que cuide de sua alimentação e tenha hábitos mais saudáveis, consuma bastante água e evite alguns alimentos que prejudicam a saúde, durante todo o tratamento  Para um corpo mais solto, com maior mobilidade nos movimentos é indicado  terapia manual, informe-se, pesquise sempre antes de fazer qualquer procedimento.   Cuide-se, tire um tempo para você mesmo, tenha hábitos saudáveis e aumente sua qualidade de vida.

Laís Eduarda da Silva – Fisioterapeuta

X