Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

06/11/2019 08h00

Câncer - Tratamentos que auxiliam na recuperação

O câncer é uma doença complexa que pode causar alterações físicas, sociais e emocionais.

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
Pilates no tratamento do co%cc%82ncer capa(1)

Câncer - Tratamentos que auxiliam na recuperação

O câncer é uma biopatia, o desequilíbrio de uma célula que resolve funcionar de forma desordenada e se multiplica com velocidade. Não é algo que “se pega” e também não é “azar do destino”. Ele se desenvolve por diversos motivos, através do modo de viver, da alimentação, do consumo de substâncias tóxicas, de como nos expressamos e, principalmente, da forma com que lidamos com as nossas emoções.

Enquanto o trabalho do médico é encontrar as melhores alternativas para eliminar o câncer, é trabalho do paciente cuidar de si mesmo...

Pessoas que estão tratando doenças como esta sofrem de alguns efeitos colaterais como a fadiga, enfraquecimento dos músculos, dores pelo corpo, baixa imunidade, queda de cabelo, alteração de humor, depressão... além de se depararem com um repensar de pensamentos e atitudes diante da vida!

Dia 27 de novembro é o Dia Nacional de Combate ao Câncer , especialistas alertam para a importância de uma vida mais saudável.

CHECK UP: Além do exame de toque que as mulheres devem fazer em casa para detectar o câncer de mama, os homens devem ficar alerta para idas frequentes ao banheiro, sangue na urina, ejaculação dolorida ou dores na região pélvica. Observar manchas diferentes na pele e fazer check up médico e exames anualmente são imprescindíveis, uma vez que muitas doenças sendo descobertas no início têm mais chances de tratamento.

DESINTOXICAÇÃO: Segundo a médica endocrinologista e terapeuta Ayurvedica Luciana Abarno da Costa, as doenças crônicas degenerativas que mais afetam nós seres humanos, como o câncer, o diabete e as doenças cardiovasculares, têm como ponto central de causa, uma inflamação generalizada, com histórico genético ou não, e o estilo de vida capitaneado por uma alimentação industrializada, artificial e acidificante. Assim faz parte obrigatória tanto na prevenção como no tratamento destas doenças uma alimentação desintoxicante e ao mesmo tempo nutritiva para as células que estão saudáveis. E, mais importante, para aquelas que estão em transformação.

ALIMENTAÇÂO: Alimentos que alcalinizam o sangue atraem oxigênio para as células sadias auxiliando no combate às células cancerígenas, por isso especialistas em oncologia recomendam uma dieta a base de Frutas, verduras cruas, sementes, leite de amêndoa, cereais integrais, mel, azeite de oliva, água de coco e água de PH acima de 7.5.

ATIVIDADES FISICAS:

Hidroterapia: para aqueles que estão se recuperando do câncer, a hidroterapia em piscina aquecida pode ser uma importante aliada pois os exercícios na água causam menor impacto e ajudam com mais eficácia na reabilitação, no fortalecimento dos músculos e dos movimentos, há melhora cardiorrespiratória e da circulação sanguínea, aumenta a liberação da serotonina, o hormônio do prazer e bem estar, diminuição da dor, do estresse, além de melhorar o conforto corporal, no resgate da autoestima e na melhora do humor, principalmente nas mulheres que enfrentam a retirada dos seios devido ao câncer de mama.

Pilates: O Pilates é um tipo de exercício com baixo impacto para quem não possui condicionamento físico, mesmo porque ele pode ser intensificado de acordo com as necessidades e limitações de cada praticante. Melhora a consciência corporal, fortalece, flexibiliza e alonga os músculos, melhora a respiração e o realinhamento postural, ativa a memória e a concentração.

Caminhadas: Caminhar regularmente, de 10 a 20 min por dia,  em local plano e, se possível, junto à natureza ou próximo ao mar também traz grandes benefícios para a oxigenação do organismo, além de ativar a circulação e sentir a luz do sol (melhor entre 9h e 10h da manhã), importante fonte de vitamina D.

TERAPIAS

Psicologia – Ter alguém, que não seja da família, para compartilhar seus medos e angústias geralmente tem uma grande benefício no tratamento pois trabalha a autoestima, a aceitação e a identificação das emoções que estejam associadas ao surgimento do câncer. Trazendo para a consciência ficará mais fácil abandonar pensamentos de auto-sabotagem e adotar uma postura mais positiva diante da vida!

Meditação – Quando o câncer se apresenta geralmente faz a pessoa olhar para dentro de si e descobrir  uma mágoa, uma raiva, uma preocupação  que não foi bem resolvida e a convida a trabalhar esse sentimento modificando esse padrão emocional que está guardado alimentando as células negativas do seu corpo. Hoje sabemos cientificamente, que a prática da meditação aumenta a produção de melatonina no organismo, na glândula pineal. Esse hormônio aumenta a imunidade e reduz as células tumorais do nosso corpo, mas é preciso ter disciplina e pratica diaria! 

Reiki – Receber a energia do Reiki traz inúmeros benefícios pois alinha os chakras, alivia as dores, fortalece o Sistema Imunológico, rediz os efeitos colaterais da medicação e da quimioterapia, melhora a qualidade do sono, proporciona paz interior e bem estar reduzindo a ansiedade, o estresse e a depressão trazendo equilíbrio mental e emocional para quem está em tratamento ou para quem deseja prevenir a doença.

Aromaterapia -  Pessoas com câncer podem usar a aromaterapia e os óleos essenciais para melhorar o seu bem-estar mental e  emocional. Antes de ir para uma consulta médica, por exemplo, procure obter uma boa noite de sono. Para isso, adicione 2 gotas de óleo essencial de lavanda na esponja ensaboada para um banho quente. Em seguida, coloque 2 gotas de óleo essencial de lavanda em um chumaço de algodão e coloque-o sob a fronha antes de dormir, mais 2 gotas de Grape Fruit  num algodão para levar próximo a você para ouvir a consulta com clareza. Sândalo, Mirra, Olibano e Gerânio  são óleos que  ajudam a liberar o medo do desconhecido, para chegar a um acordo com o que aconteceu e para ajudar a trazer a paz interior. Podem ser usados no aromatizador de ambientes ou no colar de aromaterapia.

Feng Shui – Procurar um profissional de Feng Shui que entenda de radiestesia ajudará a verificar se existe algum elemento desencadeador no subsolo da residência gerando um condicionamento energético prejudicial à saúde tais como linhas telúricas, vertentes, encanamentos ou lençóis dágua cuja vibração possa estar influenciando a imunidade do corpo físico...

Acupuntura – Cientificamente, as agulhas colocadas em pontos estratégicos tem efeitos no sistema nervoso central (cérebro e espinha dorsal). As células cerebrais são ativadas e liberam endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar. Também tem efeitos no sistema nervoso periférico estimulando também a liberação da adenosina, com poder anti-inflamatório e analgésico.

Microfisioterapia e Fisioterapia Integrativa – método complementar que busca a origem de doenças, sejam físicas ou emocionais, através de micro palpações na pele, tornando possível identificar o trauma, a causa, datar e elencar o que esse trauma gerou de consequência no organismo e ainda estimular o tecido prejudicado, reinformando e ressignificando no organismo a origem da agressão.

Fontes: www. vidaplenaebemestar.com.br , www.cancersemmedo.com.br, www.terapiacomaromas.com.br; www.felizcomvoce.com.br

X