Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

30/10/2019 08h00

TDAH e Aromaterapia: um caminho alternativo

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um problema doloroso para muitos jovens (e educadores).

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
Imagem1

TDAH e Aromaterapia: um caminho alternativo

Os tempos modernos colocam enormes desafios estressantes a nova geração. Os ruídos, os níveis de excitação, um estilo de vida agitado, a poluição e uma alimentação pobre em nutrientes são incômodos diários para os adultos. Se transferirmos todos estes ‘problemas’ aos mais jovens e crianças, imagine o efeito e as reações do sistema nervoso (ainda em desenvolvimento) em cada uma delas. O resultado é o que chamamos de TDAH, um dos transtornos diagnosticados com maior frequência em crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. Hoje, milhares de crianças pelo mundo estão em tratamento de TDAH, com o impressionante índice de mais de 30% dos alunos em algumas escolas. Os sintomas geralmente são: desatenção, impulsividade e hiperatividade. Em alguns casos inclui depressão, ansiedade, falta de apetite e distúrbios do sono, o que afeta significativamente as funções psicológicas, cognitivas e comportamentais.

A natureza é sábia

No caso de crianças e adolescentes, cujos cérebros ainda estão em desenvolvimento, a medicina natural é a escolha mais segura e respeitosa, auxiliando a nova geração contra o TDAH. A Aromaterapia Holística, através dos Óleos Essenciais, especialmente via absorção transdérmica, inalação e olfato, com seus efeitos específicos no sistema límbico, traz esse auxílio de uma maneira suave e eficiente...

1- Absorção transdérmica aplicação comum dos Óleos Essenciais através de massagem na pele, onde são diluídos em um óleo carreador. A maioria dos seus componentes alcança a epiderme, atingindo a corrente sanguínea, levando efeitos benéficos à saúde.

2- Inalação e olfato – inalação dos aromas corretos através do nariz, causa impacto imediato nas células cerebrais (pela proximidade), e influencia diretamente na produção de endorfina e noradrenalina. Excelente melhoria nas interações sociais, respostas emocionais, de aprendizado e de memória.

O Dr. Terry S. Friedmann, realizou no ano de 2001 um estudo de caso com os óleos essenciais de Vetiver e Cedro, Lavanda e Ylang Ylang. Foi solicitado a grupos diferentes de crianças, que inalassem os Óleos três vezes ao dia, por um período de 30 dias. Os resultados revelaram que o Óleo Essencial de Vetiver e Cedro elevaram as ondas beta em 32%, melhorando a atividade cerebral e reduzindo os sintomas de TDAH. Já com a Lavanda e o Ylang Ylang, foram notadas respostas relaxantes e sedativas. As crianças tratadas mostraram evolução em seus padrões de ondas cerebrais, no comportamento e resultados na escola. Por conta disso, o Dr. Friedmann recebeu cartas dos pais destas crianças com TDAH, afirmando que o comportamento delas em casa também havia melhorado. O Aroma de Alecrim também tem sido utilizado, ativando aspectos cognitivos, e o Óleo de Hortelã Pimenta foi reconhecido por melhorar a memória, o desempenho em tarefas e exercícios físicos. É sempre recomendado o acompanhamento de um profissional em aromaterapia na escolha dos óleos para cada criança, bem como na definição da melhor hora do dia para utilizá-los, afinal, uns tem efeito de exitação da mente, e outros, efeito calmante.

Outras maneiras saudáveis de tratar o TDAH são a meditação e o yoga, que ajudam a desenvolver a conexão entre mente e corpo, melhorando a qualidade do sono, a concentração nas tarefas escolares, em trabalhos que exigem organização, na memória, controle emocional, redução do estresse e ansiedade. A Aromaterapia, aliada a Meditação e o Yoga, pode auxiliar de forma importante no alívio dos sintomas de TDAH de maneira segura, tranquila e harmoniosa para crianças e adolescentes.

É fato que perdemos nossa conexão com a natureza negligenciando os elementos mais essenciais que conferem paz e tranquilidade ao sistema nervoso. A Aromaterapia, com suas incríveis jóias líquidas (Óleos Essenciais), e a meditação, são ferramentas poderosas para ajudar nossa geração jovem a abrir os olhos para a verdadeira evolução humana. Redescobrindo isso, nosso mundo moderno pode ir além de sua própria angústia, resultante da nossa falta de compreensão espiritual – caso contrário, estamos apenas “girando” em um carrossel e adiando a necessidade iminente de transformação e do verdadeiro despertar da consciência coletiva.

Fontes: https://www.oshadhi.com.br/tdah-e-aromaterapia/

e https://www.oshadhi.com.br/tdha-e-aromaterapia-um-caminho-alternativo-parte-i/

 

X