Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Beleza

20/08/2019 08h00

Como funciona a acupuntura estética?

O envelhecimento é um processo natural do corpo, mas algumas medidas ajudam a prevenir e amenizar esses sinais.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Design sem nome(3)(1)

Acupuntura estética

A acupuntura é conhecida por seus benefícios de relaxamento e por ser uma boa aliada em tratamentos de pontos inflamados pelo corpo. Mas, você já ouviu falar em acupuntura estética? Ela vem ganhando espaço no segmento de bem-estar e beleza e pode trazer resultados positivos!

Essa variação da técnica chinesa contribui com a oxigenação e a circulação no organismo, gerando efeitos na sustentação e no aspecto da pele do rosto, além de outros benefícios.

O envelhecimento é um processo natural do corpo, mas algumas medidas ajudam a prevenir e amenizar esses sinais. Quer saber como a acupuntura estética pode ser aplicada nessa e em outras situações? Então, continue a leitura! 

Como funciona a acupuntura estética

A prática da acupuntura surgiu há mais de cinco mil anos na China, e busca o equilíbrio do organismo por meio da aplicação de finas agulhas. A inserção do material é feita em pontos específicos para obter diferentes efeitos terapêuticos. Ela pode ser utilizada como tratamento complementar para dores no corpo, problemas psicológicos, gastrointestinais, entre outros.

Já a acupuntura estética é uma variação dessa técnica e, assim como o método tradicional, também é feita com a aplicação de agulhas. Quem tem medo das picadas não precisa se preocupar — normalmente é indolor.

As agulhadas são positivas para diferentes situações, como rejuvenescimento, tratamento de celulite, redução de acnes, entre outras. Contudo, para conseguir bons resultados, é importante buscar profissionais especializados na área de estética, já que é fundamental realizar as aplicações nos pontos corretos e utilizar o material adequado.

A aplicação da acupuntura estética é feita nos pontos que necessitam de tratamento, desde que apresentem grau leve ou moderado, porém, ainda é preciso avaliar outras áreas para alcançar resultados mais efetivos. No tratamento para celulites, por exemplo, além de atuar nas marcas, é preciso dar atenção a outras partes do corpo, já que o acúmulo de gordura, que causa os furinhos, pode estar relacionado ao funcionamento do pâncreas ou do baço.

Quais são os principais resultados

O médico Tom Sintan Wen, especializado em medicina ocidental e oriental e que realiza pesquisas no campo da acupuntura, afirma em seu livro “Acupuntura Clássica Chinesa” que, embora o processo seja sutil, o uso da acupuntura na área estética promove equilíbrio energético, emocional e orgânico, o que se manifesta no exterior do indivíduo e gera felicidade e satisfação pessoal.

Uma das principais vantagens do método é que, por se tratar de uma terapia sem uso de substâncias químicas, não há efeitos colaterais, como acontece em outros estilos de tratamentos dermatológicos que podem causar descascamento e alergia. Por isso, a acupuntura estética tem despertado o interesse de muitas pessoas. Alguns dos resultados que podem ser alcançados são:

Tratamento facial e rejuvenescimento 

De acordo com acupunturistas, a técnica é positiva para rejuvenescer o rosto, pois ela provoca um processo de regeneração. A aplicação da agulha estimula a produção de colágeno e a oxigenação, o que contribui para reduzir marcas e linhas de expressão e fornecer mais firmeza e vitalidade para a pele.

O procedimento apresenta resultados, como maior tônus muscular facial, redução de rugas e olheiras, diminuição de poros, melhora na flacidez ao redor de olhos, queixo e pescoço, tratamento de acne, entre outros. No caso da acne, a melhora do aspecto da cútis deve estar alinhada com a alimentação correta, dessa forma, a acupuntura também deve focar no estômago, intestino, entre outros pontos. 

Tratamento corporal 

A aplicação das agulhas influencia na circulação energética e equilibra o metabolismo, o que melhora a textura e o tônus da pele. Diante disso, a acupuntura estética pode trazer resultados positivos para amenizar a flacidez corporal, reduzir estrias, celulites e gordura localizada.

Geralmente, os tratamentos têm duração de cerca de dez sessões, que são feitas uma ou duas vezes na semana, e é possível perceber uma melhora já nos primeiros encontros. No entanto, vale destacar que essa duração dependerá das características de cada caso.

O cuidado com o corpo e com a aparência contribui para a qualidade de vida, o bem-estar e a satisfação pessoal, e a acupuntura estética pode ser vantajosa para isso, pois, além de tratar questões externas, atua em outras áreas do corpo. Contudo, é importante que o procedimento esteja alinhado com exercícios físicos, alimentação e hábitos saudáveis.

E você, já conhecia a acupuntura estética? Ficou com alguma dúvida? Escreve pra gente e até a próxima! 

 

X