Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

26/03/2014 15h33

Ghee, um alimento sagrado e curador

Manteiga purificada é utilizada como digestivo na medicina ayurvédica

Por Fátima Carine Birck, terapeuta

DIVULGAÇÃO/NBE
Ghee

Alimento é essencial para uma dieta saudável e equilibrada

Ghee é um óleo de cozinha premium celebrado por seu sabor, por seus benefícios nutricionais e qualidades medicinais. O ayurveda, a antiga ciência médica da Índia, reconhece o ghee como uma parte essencial de uma dieta equilibrada, e considera ser a melhor gordura que podemos ingerir.

Ghee é a própria essência do leite, o resultado final de um processo longo e cuidadoso que remove toda a umidade e impurezas do leite. A ausência da umidade e dessas impurezas do leite no ghee torna a armazenagem completamente estável, ou seja, o ghee não se decompõe e não precisa ser armazenado sob refrigeração.

Segundo o ayurveda, o ghee é como o vinho. Quanto mais tempo for armazenado, melhor e mais medicinal ele será. Na Índia há um ditado que diz: “um ghee de cem anos pode curar qualquer doença.”

Benefícios para a saúde

O ghee é a melhor escolha para cozimento em alta temperatura. Contém Omega 3 e Omega 9, ácidos graxos essenciais, juntamente com as vitaminas A, e E. Quando feito de manteiga orgânica de vacas de pasto, é uma das maiores fontes naturais de CLA (Ácido Linoléico Conjugado), anti-oxidantes, bem como numerosos outros minerais que estão presentes no ghee.

Ghee é conhecido como uma substância que dá longevidade. As suas qualidades elementares equilibram as características de envelhecimento, através do enriquecimento de um corpo vivo.

Tem sido usado por séculos como um digestivo e também ajuda na eliminação, trás vigor e energia, aumenta a vitalidade sexual, melhora a pele e os olhos. É lubrificante para as articulações e alcalinizante do sangue.

Sua pureza permite que seja profundamente penetrante e nutritivo, passando
 através das membranas lipídicas das células. Por esta razão, as vitaminas e minerais dos alimentos cozidos em ghee serão absorvidos profundamente pelo corpo, onde eles oferecem um alto benefício.

A assimilação dos nutrientes aumenta quando usadas numa matriz de ghee. Quando você adiciona especiarias no ghee para cozinhar, o sabor é levado para dentro do alimento. Muitas preparações medicamentosas dentro do ayurveda são preparadas com ghee por causa desta característica transportadora.

Dose certa

Para um consumo moderado, aconselha-se o consumo diário de 1 colher de chá de ghee. Pessoas que não têm problemas com colesterol e nem tendência a engordar podem consumir mais e usar esta gordura maravilhosa para cozinhar. Podemos também substituir a manteiga e a margarina pelo ghee.

* Fátima Carine Birck é terapeuta ayurvédica. Conheça mais sobre o seu trabalho em nosso Guia de Qualidade.

X