Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

23/07/2019 08h00

Liberação Muscular Somática

Trabalha dores musculares, ligando-a aos estados emocionais que conduziram aos processos de contraturas, contrações e rigidez em todos os pontos do corpo, integrando e reconhecendo-os conscientemente.

Por Rafael Leandro Hakim Santos

Pixabay
Co%cc%81pia de sem nome

Liberação Muscular Somática

O termo “somático” deriva de um vocábulo grego que se pode traduzir por “corporal”. Este adjetivo é usado para se referir, no caso de um ser animado, àquilo que é corpóreo, físico ou material. Isso significa que somático quer dizer tudo o que um ser sente.

Experimentamos dores, limitações, bloqueios e sentimentos conflitantes em nossas vidas e tendemos a achar que isso é criação de nossa mente. Em certo ponto sim, porém devemos atentar que nossa mente não se localiza apenas no cérebro, como se estivesse confinada ali. Nossa mente está em cada célula do nosso corpo. Criando e experimentando tudo o que vivenciamos. Nosso corpo libera as mesmas substâncias químicas que nosso cérebro quando pensa. A diferença é que as células não classificam, julgam ou existam diante de alguma situação. Elas apenas expressam. Lembre-se por exemplo do frio no estômago numa situação emocionante ou o bater acelerado do coração em presença de uma pessoa.

 Todos sentimentos e traumas que experimentamos em nossa vida deixam suas marcas no corpo. Essas marcas podem ser contraturas, contrações, posturas, dores, limitações, anseios e sensações que muitas vezes não conseguimos classificar por estarmos tão acostumados a racionalizar e passar tudo pelo filtro da mente racional.

É importante integrar e levar ao consciente/racional nossos sentimentos, porém temos que experimentá-los para podermos aprender a identificá-los.

O ponto é que devido à nossas dificuldades emocionais, muitas vezes não conseguimos experimentar os sentimentos no momento em que surgem, gerando um acúmulo e consequente bloqueio desses sentimentos em inúmeros pontos do corpo. Dependendo de qual parte do corpo sentimos desconforto, pode-se ligar a determinados estados emocionais.

Através da Liberação Muscular Somática se trabalha nas dores musculares, ligando-a aos estados emocionais que conduziram aos processos de contraturas, contrações e rigidez em todos os pontos do corpo, integrando e reconhecendo-os conscientemente.

 

Rafael Leandro Hakim Santos é quiropraxista, Terapeuta Corporal e Acupunturista/Terapeuta de Medicina Chinesa.

X