Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

16/07/2019 08h00

Mofo no inverno

Potes de antimofo, sílica e barra de giz ajudam a evitar aparecimento de fungo.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Design sem nome(4)(1)

Barra de giz ajudam a evitar aparecimento de fungo.

Durante o inverno, especialmente no período em que a umidade do ar está alta, é comum as pessoas abrirem os armários e se depararem com sapatos, bolsas e casacos de couro cobertos por mofo. A principal dúvida é saber o que fazer nessas situações.
Segundo a engenheira química Marina Vergílio Moreira, os artefatos de couro devem ser armazenados em locais com baixa umidade para evitar o desenvolvimento de mofo - os fungos têm atração pelo couro por causa da origem animal.
Potes de antimofo, pacotes de sílica ou barras de giz são produtos simples que cumprem bem a função de absorver a umidade. “Quando a pessoa tiver dificuldade para partir o giz no meio significa que está na hora de trocar”, explica.
Moreira diz também que os objetos de couro devem ser guardados limpos, em sacos de tecido. “Os de plástico são contra indicados porque não permitem a troca da umidade.”
Se, apesar das precauções, o mofo aparecer, Moreira diz que o objeto pode ser limpo com uma escova limpa e seca, mas precisará de proteção. “Se o couro não for do tipo camurça ou “nobuck”, existem amaciantes de roupa no mercado que contêm fungicida (antimofo) na fórmula e podem ser usados”, afirma.
O amaciante deve ser diluído em um pouco de água morna (uma parte de amaciante para quatro partes de água) e passado no objeto com uma esponja limpa. A dificuldade de remoção do mofo aumenta de acordo com o tempo.

 

X