Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Beleza

18/06/2019 08h00

Queda de Cabelo

De acordo com o saber milenar da medicina chinesa, o Rim é o responsável pela saúde dos cabelos.

Por Helena Osorio

Nosso Bem Estar
Queda de cabelo

Queda de Cabelo

Outono, ruas repletas de folhas secas no chão.

No banheiro de casa, cabelos caídos no ralo.

Até aí tudo bem... É a natureza seguindo seu curso. Mas e quando a queda de cabelos continua e começamos a ficar calvos e com alopecias?  Por que isso acontece?

São várias as causas: hereditariedade, hormônios, dietas desequilibradas, alto consumo de carnes e produtos lácteos, estresse e alterações emocionais intensas, deficiências no fígado, excesso de gordura, poluição, desidratação, tabaco, doenças crônicas graves, excesso de açúcar, etc.

 

Então, como dar uma boa qualidade ao couro cabeludo para ter cabelos saudáveis?

Tudo começa pelo estilo de vida. Realizar um projeto de reeducação alimentar, manter-se hidratado (a), ingerir óleos saudáveis, sementes como linhaça e chia, folhas verdes, tomar suplementos como vitaminas do complexo B(principalmente biotina), zinco, ferro, cálcio, praticar atividades físicas, Qi Gong, meditação, etc.

Se mesmo com todos esses cuidados a queda de cabelos persistir, é importante consultar um dermatologista para que seja feito um diagnóstico adequado. Há tratamentos específicos que agem no couro cabeludo e resolvem prontamente o problema. Entretanto, quando a causa da queda está associada a um desequilíbrio energético, recorre-se à medicina oriental - e uma vez adotada como estilo de vida, é capaz de evitar o surgimento da alopecia e de muitas outras doenças.

O que esse desequilíbrio teria a ver com queda de cabelos?  De acordo com o saber milenar da medicina chinesa, o Rim é o responsável pela saúde dos cabelos. Portanto, é ele que transmitirá níveis adequados de energia (QI), sangue(XUE) e nutrientes que fortalecerão os bulbos capilares. Aqui não se fala apenas do Rim físico, mas de canais energéticos a ele associados que auxiliarão nas funções de nutrição e circulação sanguínea. Através da ativação de ressonadores energéticos específicos que atuam diretamente na circulação do sangue, uma maior quantidade de oxigênio é liberada desintoxicando, assim, o bulbo inativo. Partindo, então, de um manejo apropriado desta técnica, qualquer tratamento capilar poderá ter sucesso.

 

X