Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Família

12/06/2019 08h00

Delicioso Inverno

Saiba quais medidas adotar para que os ambientes fiquem aquecidos e aconchegantes.

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
Sec jun ist 9875 10189

As delicias do inverno ...

Com a chegada do inverno, as frentes frias devem derrubar as temperaturas principalmente na região Sul do Brasil. Fique atento e saiba mais sobre a importância de adotar medidas para deixar os ambientes aquecidos em sua casa ou trabalho, evitando desconfortos e resfriados. Neste artigo, preparamos algumas dicas que irão te ajudar! Acompanhe.

Invista em tapetes

Decoram os cômodos e isolam o frio do piso, contribuindo para o aquecimento dos pés e do ambiente. Pense naquele tapete macio e com pelos mais altos; ele deixa a sala mais aconchegante para que você receba amigos ou assista TV, aproveite o tempo de folga com a família.

Tapetes embaixo das camas ou nas laterais, ajudam a aumentar a sensação de acolhimento. Não esqueça de colocar um bem bonito também no banheiro. Sim, lá também precisa, afinal ninguém gosta de colocar os pés no piso frio após um banho quente, não é mesmo?

Coloque os cobertores para tomar sol

Algumas semanas antes da chegada do Inverno, é importante que você ‘resgate’ alguns de seus cobertores guardados/esquecidos lá no fundo do guarda-roupas. Como estão lá desde o fim da temporada de frio passada, é necessário colocar cada um deles no sol antes de levá-los à máquina.

Faça isso pela manhã, desta forma o tecido não será danificado. Você ainda pode deixá-los ao ar livre, na sombra, para eliminar possíveis odores. A regra também vale para mantas, capas de almofadas, blusas, calças e casacos com forros flanelados.

Almofadas, mantas e velas deixam a casa mais aconchegante

Itens como mantas, velas, cortinas e almofadas com um tecido mais quente, deixam a casa mais aconchegante no inverno. Além de fazerem parte da decoração, criam uma sensação de aquecimento visual, e alguns itens ainda são úteis para aquecer o corpo.

A mantas de lã são as mais indicadas para os dias em que a temperatura está baixa, mas capas de almofada de veludo e mantas de outros materiais também ajudam a aumentar o conforto na casa.

Embora não interfiram muito na temperatura, as velas deixam o clima mais intimista e romântico, portanto são ótimas para o inverno. Apenas cuide para que elas sejam colocadas em suportes adequados, superfícies planas, e distantes de tecidos e materiais inflamáveis.

Revise vedações de portas e janelas

Os ambientes podem ‘perder’ calor com o passar do tempo. Verifique sempre a qualidade da vedação de portas e janelas, e se elas não estão comprometidas. Caso contrário, será necessária uma vistoria mais detalhada e providências para bloquear a entrada de ar gelado, que fatalmente deixará os cômodos mais desconfortáveis. Fitas adesivas e espumas expansíveis podem ajudar na vedação; estes e outros produtos estão disponíveis em lojas de construção e bricolagem.

Outra dica importante: controle a ventilação da casa para garantir o conforto térmico. Mantenha as portas fechadas em ambientes internos, impedindo correntes de ar pela casa. Anote os detalhes, resolva, e garanta uma temporada agradável de inverno.

Deixe o sol entrar

Ainda que aquele seja um dia frio, nunca deixe de abrir as janelas caso haja sol. Esse processo ajuda a aquecer a casa, permite a circulação de ar e evita mofos e fungos. Então já sabe, se o dia estiver ensolarado, abra somente as janelas em que os raios solares estiverem batendo. Lembrando, coloque cobertores e mantas no sol. Não deixe ficar ‘muito tarde’ para fechar as janelas. Isso poderá gerar um resfriamento da casa.

Mantenha sua cama aquecida

Tem coisa melhor do que, no inverno, deitar e dormir em nossa cama bem quentinha? Tudo bem que em alguns dias mais frios, isso nem sempre é possível, pois a cama fica um bocado gelada, não é mesmo? Como nosso corpo demora para aquecê-la, aqui vão alguns truques para acelerar esse processo.

Procure forrar o colchão com um cobertor de microfibra. Ele cria uma camada extra de proteção e aquecimento. Compre lençóis térmicos para que a cama fique bem aquecida. Você terá, com certeza, uma relaxante noite de sono.

Edredons também podem ser adaptados, basta aquecer o corpo e isolar a temperatura externa. Os mais espessos obtêm melhores resultados. Já os mais finos podem ser utilizados em cima de outras mantas e cobertores.

Aqueça os ambientes

As medidas que vimos ajudam a deixar a casa mais aconchegante, porém, nos dias em que as temperaturas estiverem bem baixas, só o aquecedor, ou uma lareira, conseguem resolver a situação.
É possível encontrar aparelhos portáteis de diferentes tamanhos e modelos, movidos a gás, eletricidade, óleo, lenha e outros. Atente também para aquecer a água das torneiras. Dê  preferência por sistemas mais ecológicos, como o de aquecimento solar ou serpentinas ligadas a lareiras ou fogões à lenha. 

Toalheiro térmico e água quente nas torneiras

O banheiro também inspira cuidados para que o ambiente fique agradável. Aqueça as toalhas com um toalheiro térmico. Ele parece um suporte comum, mas é ligado na tomada e deixa a toalha quentinha para a saída do banho. Assim como os aquecedores, você vai encontrar diversos produtos, preços e tamanhos; pesquise bem e veja qual é o mais adequado para a sua casa.

Caso sua residência ou apartamento conte com sistema de gás encanado, a pia do banheiro possuirá uma torneira extra com saída de água quente. Mas, se o local não possui aquecimento central, você pode comprar um ‘aquecedor de passagem’, que aquece a água no momento em que a torneira é acionada. O equipamento pode ser instalado embaixo da pia ou dentro do gabinete, e é necessário ter um ponto de energia próximo.

Em todas estas operações, é fundamental analisar a tensão em que sua rede elétrica opera, evitando a queima dos aparelhos. Para estes serviços mais cuidadosos, contrate um profissional especializado, que fará a avaliação e a instalação dos itens.

As temperaturas frias podem se tornar um incômodo para pessoas de todas as idades, e quando o inverno chega, o desejo é ficar protegido no conforto do lar. Por isso, analise as nossas dicas para deixar a sua casa aconchegante e, principalmente, aquecida na estação mais fria do ano. Até à próxima!

 

X