Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

04/06/2019 08h00

Em Crescimento

Por que a quiropraxia vem ganhando cada vez mais adeptos?

Por Nosso Bem Estar

Nosso Bem Estar
Quiro   sec jun ing 19043 252802

Por que a quiropraxia vem ganhando cada vez mais adeptos?

A quiropraxia é uma prática que surgiu nos Estados Unidos, em 1895, e está relacionada à cura com as mãos. O termo quiropraxia, inclusive, deriva de palavras gregas, sendo quiros (mãos) e práxis (exercer ou praticar).

A Organização Mundial da Saúde (OMS) reconhece a prática como uma medicina complementar, com enfoque na coluna vertebral.

Embora seja uma técnica antiga, ela segue ganhando adeptos ao longo dos anos, não só no exterior, mas, também, no Brasil. A função de quiropraxista é considerada a terceira maior profissão da área de saúde no mundo, e um dos principais motivos para esse crescimento é que o método pode atuar como tratamento para diversos sintomas, além de poder ser realizado em crianças, adultos e idosos.

Você já conhece a quiropraxia? Quer saber mais sobre essa prática e os benefícios que ela pode proporcionar ao corpo? Então, continue a leitura!

Benefícios da Quiropraxia

1 - Alívio de dores

A técnica é indicada para tratar dores no pescoço e nas costas, dor de cabeça, sintomas de hérnia de disco, lombalgia, dores nas articulações, entre outras.

O método visa minimizar essas dores de maneira rápida e prática, apenas com o uso das mãos. As manobras realizadas por um profissional especializado em quiropraxia devolvem a movimentação normal da articulação da coluna e relaxa a musculatura.

No caso do tratamento para dor de cabeça e enxaqueca, ao normalizar a região muscular e as articulações, o fluxo de impulsos nervosos chega ao cérebro de maneira correta, mantendo a saúde de todos os órgãos do corpo.

2 - Melhoria na postura

Muitas pessoas apresentam dores no pescoço e nas costas devido à postura inadequada, e a técnica pode ser positiva para corrigir essa situação, o que também contribui para melhorar o bem-estar e a produtividade no dia a dia.

3 - Qualidade de vida

Ao minimizar as dores pelo corpo e aumentar a sensação de relaxamento e bem-estar, a quiropraxia também contribui com a qualidade de vida dos pacientes. Dessa forma, é comum que as pessoas percebam benefícios em relação ao sono, controle de estresse e ansiedade, entre outras situações.
 

Quando a quiropraxia é indicada

A quiropraxia pode ser indicada para o tratamento de diversas doenças e para diferentes públicos. Algumas das situações mais recomendadas são:

  • Hérnia de disco e cervical;
  • Lombalgia;
  • Dor de cabeça;
  • Dor e tensão muscular;
  • Problema nas articulações;
  • Bursite.

A quantidade e a duração de sessões variam de acordo com a gravidade do caso. Sendo assim, é preciso fazer uma avaliação inicial para definir a duração do tratamento.

Diferenças entre quiropraxia e massagem

Embora a quiropraxia seja feita com as mãos, é importante frisar que ela é diferente de massagens relaxantes. O método visa corrigir o desalinhamento da coluna.

Algumas pessoas têm receio de realizar o tratamento com medo de sentir dores. Entretanto, o desconforto das manobras é pequeno e rápido - e o profissional precisa ser especializado e conhecer as manobras corretas.

Hoje em dia, há cursos universitários para formar quiropraxista e, antes de buscar o tratamento, é necessário avaliar se o profissional tem conhecimento sobre a técnica, do contrário, o paciente pode ter efeitos negativos.

Esses são os principais benefícios e características da quiropraxia. A técnica pode apresentar bons resultados e auxiliar no tratamento de dores crônicas, dor nas costas, na cabeça, entre outros sintomas.

X