Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

13/03/2019 08h00

Eneagrama – Conheça a ti mesmo!

Um conhecimento que tem transformado a maneira de cada um enxergar a si mesmo e ao mundo.

Por Elvis Balesteiro

Nosso Bem Estar
Design sem nome (5) (1)

ENEAGRAMA – CONHEÇA A TI MESMO!

Ninguém sabe exatamente onde o Eneagrama surgiu...

Segundo a ordem Sufi (no Oriente Médio) esse conhecimento vem do alto, do divino... e é passado oralmente de geração a geração a mais de 4.500 anos.

Seu objetivo é gerar consciência sobre como os pensamentos, sentimentos e impulsos inconscientes e automáticos criam nossa realidade e de como é possível mudá-la a partir do processo de autotransformação.

Desta forma esse conhecimento tem transformado a maneira de cada um enxergar a si mesmo e ao mundo podendo se direcionar para aquilo que realmente é seu propósito de vida, desbloqueando seu potencial para realização profissional e para a harmonia nos relacionamentos sejam afetivos, com amigos, colegas de trabalho ou para a construção de um planeta mais harmonioso e de paz.

O Mestre Espiritual e Filósofo Armênio George Ivanovich  Gudjieff (1872 – 1949) , foi quem fez a ponte entre a psicologia e a espiritualidade introduzindo no ocidente o diagrama ancestral dos 9 pontos, um conhecimento que viria a revolucionar o estudo das condutas e comportamentos humanos... Foi em 1970 que  o boliviano Oscar Ichazo (estudioso da Cabala e da Arvore da Vida) decodificou as teorias de Gudjieff e estruturou este conhecimento que denominou de Eneagrama, do grego eneas que significa nove e gamus que significa pontas; é representado por um círculo, um triangulo e um hexagrama formando uma estrela de nove pontas! Cada ponta representa um dos nove tipos de personalidade e estuda o que motiva cada tipo. Este símbolo, quando decifrado, pode nos entregar um relevante nível de conhecimento sobre tudo o que existe e como reagimos em cada situação... permitindo fazer uma profunda viagem de autoconhecimento e também entender como isso se propaga fora de nós e nas relações com os outros.

Os nove pontos do Eneagrama nos proporciona uma visão dos nove padrões de personalidade e das nove tendências de PENSAR, SENTIR E AGIR que nomeamos na tenra infância para seguir a vida... Através desse mapa é possível enxergar seus vícios emocionais, mecanismos estressores, motivadores bem como alcançar suas virtudes! Conscientes disso é possível mudar reações e atitudes que não gostamos em nós mesmos! O Eneagrama é um caminho de crescimento pessoal...podendo ser utilizado também no mundo corporativo...

ENEAGRAMA NAS EMPRESAS E NAS ESCOLAS

Através dos estudos e adaptações realizadas pelo psiquiatra Claudio Naranjo, foi possível levar o “Eneagrama das 9 Personalidades” para dentro das organizações, ajudando as pessoas a reconhecerem seus potenciais, otimizarem tempo na resolução de problemas, melhorarem a convivência e o trabalho em equipe, minimizarem conflitos, realizando o trabalho com mais leveza e disposição!

O setor de Recursos Humanos das empresas se beneficiaram com esta técnica melhorando seus processos seletivos, desenvolvendo potenciais lideranças, orientando as gerências sobre como lidar com os tipos de personalidade para motivar cada membro da equipe ou mesmo integrando grupos de trabalho nas empresas...

O Eneagrama também pode ser usado na orientação vocacional, na adaptação de alunos nas escolas e na integração de equipes esportivas.

Tudo isso é possível ao observar e compreender o mapa dinâmico do Eneagrama!

Quer saber mais? Veja o filme “Encontro com Homens Notáveis”

Ilustração abaixo: Para utilizar, compartilhe a fonte: Clarissa Corrêa | Formadora de Experts em Eneagrama http://clarissacorrea.com.br/eneagrama/

Nesta mesa redonda tem a caricatura dos 9 tipos de personalidade representadas...

Consegue identificar-se?

 

 

X