Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Planeta

12/03/2019 08h00

Sol é fonte de energia e economia

O sol é uma fonte de energia renovável, limpa e inesgotável. O uso da energia solar é considerado altamente ecológico e pode virar poupança para o futuro.

Por Vera Mari Damian

pixabay
Img 7908

O uso da energia solar é considerado altamente ecológico e pode virar poupança para o futuro.

Imagine a sua residência/empresa funcionando como uma pequena usina de produção de energia elétrica para consumo e vendendo o excesso de produção para a própria concessionária de energia elétrica. Imaginou?

Sabia que este tipo de sistema existe na Europa desde o final do século passado e, com algumas diferenças, já é realidade no Brasil desde 2012?

O sistema de compensação de energia elétrica está regulamentado pela ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica. Com este formato, a unidade geradora instalada em uma residência ou empresa, produzirá energia. O que não for consumido na própria residência será injetado no sistema da distribuidora, ou seja, na própria rede geral de distribuição.

O excedente criará créditos para a unidade geradora. Eles serão utilizados para diminuir o valor da fatura de energia elétrica do mês ou para abater o consumo dos meses subsequentes. Os créditos poderão ser utilizados em um prazo de cinco anos, seja no período da noite ou no inverno, quando a geração de energia solar é menor.

Os créditos criados em uma unidade geradora também poderão ser utilizados por imóveis localizados em outros locais, desde que estejam registrados sob o mesmo CPF ou, no caso de empresas, sob o mesmo CNPJ. Os imóveis precisam, também, estar registrados em uma mesma Concessionária de Energia (RGE, CEE, etc).

Assim, por exemplo, se você mora em um apartamento e não tem onde instalar as placas solares, pode usar o telhado da casa de chácara ou da casa de praia e receber os créditos para os diferentes imóveis que estejam inscritos sob o mesmo CPF, na concessionária.

Da mesma forma, uma empresa com duas ou mais sedes inscritas sob o mesmo CNPJ  em uma mesma concessionária, pode utilizar os créditos para suas diversas unidades, além daquela onde estiverem instaladas as placas solares.

POUPANÇA

A grande novidade é que as placas solares vem baixando de preço no Brasil. Isto faz com que o uso deste sistema se torne cada vez mais acessível.

Atualmente, a estimativa é de que o investimento inicial para a compra e instalação das placas solares seja revertido em torno de cinco anos para as empresas, e de menos de seis anos para o caso de residências. Como os painéis têm vida útil de pelo menos 25 anos, no restante do tempo, os ganhos na redução da conta de luz seriam praticamente integrais. 

Em outras palavras: com a luz do sol você produz energia limpa, reduz a sua conta de luz e ainda capitaliza ganhos financeiros no médio prazo, quando a instalação do sistema já estiver paga. Além disso, você faz a sua poupança pessoal e, mais importante, poupa o Planeta de fontes energéticas que geram impactos ambientais e promovem o aquecimento global.

Curiosidades

O Sol está distante da Terra cerca de 150 milhões de quilômetros e sua luz demora 8 minutos e 18 segundos para chegar até aqui.  

A energia do sol é fundamental para a manutenção de toda a vida na Terra.A energia solar absorvida pela Terra em um ano é equivalente a 20 vezes a energia armazenada em todas as reservas de combustíveis fósseis no mundo e dez mil vezes superior ao consumo atual. 

A porcentagem de participação da energia solar na geração elétrica mundial ainda é ínfima. No Brasil é inferior a 1% do total da geração de energia elétrica.

Energia solar & Aquecimento solar

Muitas pessoas confundem as tecnologias que utilizam o sol como fonte de energia, já que ambas utilizam placas para captar a energia proveniente do sol. No entanto, elas são diferentes entre si e têm finalidades diferentes.

Energia Solar Fotovoltaica

É a geração de energia elétrica através da luz do sol, a partir de placas fotovoltaicas que convertem os fótons solares em energia elétrica. É totalmente silenciosa, contribui para a preservação do meio ambiente e permite economizar até 95% da conta de luz (a taxa mínima é obrigatória), além de gerar créditos. 

Aquecimento solar de água

É a geração de água quente através da luz do sol, a partir de placas solares. O calor absorvido é transferido para a água que circula dentro dos tubos de cobre presentes no interior da placa. A água aquecida é acumulada em um reservatório com um bom isolamento térmico e pode ser utilizada diretamente nos chuveiros ou como água pré-aquecida para aquecedores elétricos ou a gás.

PROJETOS ESTÃO MAIS BARATOS

A Energia Solar é uma ótima ideia, não só para reduzir a conta de luz, mas também para valorizar a sua casa ou empresa, além de reduzir a sua pegada de carbono.

O apelo econômico e ecológico da tecnologia solar seduziu os amigos João Cláudio Fabris e Júlio Lovatel a empreenderem nesta área. Depois de morarem nos Estados Unidos e Austrália, respectivamente, onde conheceram de perto as vantagens do uso da energia solar, aproveitaram suas formações na área de automação industrial para criar a Free Energia Solar, com a qual desenvolvem projetos para empresas e residências na Serra Gaúcha.

O mercado no Brasil é vasto e as comparações com outros países são inevitáveis. “Na Itália não se constrói mais nada se o imóvel não tiver sistema de captação de energia solar. Na Alemanha, o usuário recebe em espécie o seu superávit de produção da unidade doméstica e o governo ainda subsidia os investimentos para a compra dos painéis solares. Em alguns países já existem verdadeiras fazendas solares com placas que acompanham o movimento do sol para incrementar a produção de energia”, contam.

Hoje, o preço da placa solar fotovoltaica é cerca da metade do valor que custava em 2008, e quase 100 vezes menor do que na década de 1970.

O preço do sistema completo varia de acordo com a quantidade e qualidade das placas fotovoltaicas e do local a ser instalado. Um bom projeto vai otimizar os custos.

Segundo os técnicos, as placas são à prova de granizo e de outros impactos, com vida útil programada para no mínimo 25 anos.

Uma família que consuma uma média mensal de 300kw vai retornar o investimento inicial em sete anos com os descontos na conta de energia elétrica. A partir do sétimo ano, o consumidor já estará com o seu investimento pago e passa a, literalmente, lucrar com o seu investimento. Uma verdadeira poupança para o futuro!

 

 

 

 

X