Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Planeta

27/11/2018 09h30

Economizar é a solução

Quais os impactos do aumento no consumo de energia no verão?

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Earth 2581631 1920

Saiba como economizar energia elétrica.

Com a chegada dos meses mais quentes do ano, o consumo de energia tende a aumentar devido ao uso do ar condicionado, ventilador, geladeira, chuveiros etc.

Além disso, há ainda o fato de que o excesso do consumo, ligado ao nível das hidrelétricas, pode afetar o sistema de distribuição de energia do país, o que, além de representar um aumento na conta de luz, causa uma poluição maior no meio ambiente.

Quer entender melhor o assunto e ver dicas de como economizar energia nessa época do ano? Continue a leitura e saiba mais!

 

Os impactos do consumo de energia

A geração de energia no Brasil é feita de forma mista, incluindo origem hídrica, termelétrica, eólica, entre outras. A principal fonte de energia vem das hidrelétricas, entretanto, se o volume de chuva for baixo, ou o consumo estiver elevado, é necessário um complemento com as usinas termelétricas.

Essas usinas geram uma energia mais cara, o que aumenta os custos na conta de luz com as bandeiras tarifárias. Outro fator relevante é que o processo é feito com combustíveis fósseis, como carvão, óleo diesel e gás natural, causando um dano maior ao meio ambiente.

Para garantir a capacidade energética durante a primavera e o verão, especialmente no horário de pico, e reduzir o uso das termelétricas, é implantado o horário de verão durante essa época.

A forma de geração de energia afeta consideravelmente a conta de luz de empresas e residências, mas o comportamento das pessoas e o uso dos eletrodomésticos durante os dias quentes também impactam nisso.

Ar condicionado e ventiladores ligados ao longo de todo dia, banhos prolongados e o abre e fecha de geladeira para pegar água gelada, por exemplo, contribuem para o aumento no consumo de energia e, consequentemente, com o valor da conta no fim do mês.

 

Dicas para economizar

Algumas mudanças em casa e no comportamento dos moradores podem ajudar a reduzir o consumo de energia durante as estações quentes do ano. Veja algumas dicas:

 

Chuveiro

Não se esqueça de mudar a temperatura do chuveiro na troca da estação. Colocá-lo no modo verão pode contribuir para uma economia de cerca de 30%. Outra dica é tomar banhos mais curtos e incentivar seus familiares a adotarem esse comportamento.

 

Ar-condicionado

O ar condicionado oferece um alívio nos dias mais quentes. Entretanto, ele precisa ser utilizado de forma consciente, já que representa um aumento significativo na conta de luz. De acordo com informações da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), o consumo do aparelho é, pelo menos, 10 vezes maior do que o do ventilador.

Sendo assim, escolha um aparelho com potência adequada ao espaço e à quantidade de pessoas no ambiente. Ao utilizá-lo, mantenha portas e janelas fechadas para evitar a entrada de ar quente, o que compromete o funcionamento e consome mais energia.

Outra dica é manter o filtro do ar sempre limpo, pois a sujeira no local impede a passagem do ar e força o aparelho a trabalhar mais. A temperatura tem influência no consumo de energia, se possível deixe-a em 23º e desligue o ar condicionado ao sair do ambiente.

 

Ventilador

O ventilador é mais econômico que o item anterior. No entanto, ele também interfere no consumo e na conta, por isso, deve ser utilizado de maneira adequada.

A dica, nesse caso, é não deixá-lo ligado em ambientes vazios. Além disso, se a temperatura estiver mais fria no início da manhã, você pode abrir as janelas para evitar o uso do ventilador nesse período.

 

Geladeira

Quando a geladeira é aberta, o ar frio escapa e o motor precisa trabalhar mais para resfriá-la. Sendo assim, evite abrir a geladeira sem necessidade e procure retirar todos os alimentos de uma só vez.

A borracha de vedação da porta precisa estar adequada. Se houver desgaste, troque o material para evitar a saída do ar frio, o que aumenta o consumo de energia e compromete a qualidade dos alimentos.

Mais uma recomendação é não deixar o gelo acumular no refrigerador. Faça o processo de degelo de acordo com as instruções do fabricante.

 

Luzes

Aproveite a luz natural e o horário de verão para manter as lâmpadas da casa apagada e economizar energia. Abra as cortinas para aproveitar ainda mais a claridade.

Outra sugestão é dar preferência às lâmpadas de led, que são cerca de 30% mais econômicas do que as fluorescentes, e não se esqueça de apagar a luz ao sair do local.

Essas são nossas dicas para reduzir o consumo de energia durante a primavera e o verão e adotar novos hábitos gera uma economia na conta de luz, além de contribuir com o meio ambiente.

E você, já aplica em casa e no trabalho alguma das medidas listadas acima? Conte pra gente e até a próxima.

 

 

X