Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

24/11/2018 09h30

A importância do café da manhã para a saúde

Para manter uma boa saúde é preciso fazer todas as refeições do dia. Porém, o café da manhã é a principal delas, pois ele repõe a energia perdida durante o sono e proporciona um dia melhor

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Food 3137152 1920

Utilize os alimentos da forma correta, pois ao valorizar essa refeição, você só beneficia sua saúde e vai ajudar seu dia ter um rendimento muito melhor.

O café da manhã é a principal refeição do dia, pois durante o período do sono noturno o corpo queima de glicose e glicogênio para fornecer energia e manter o organismo funcionando. O gasto energético é utilizado para continuar o processo de circulação, respiração, funcionamento cardíaco, construir as células, queimar gordura e ainda fazer a detoxificação para eliminar as toxinas produzidas durante o dia.

Devido ao longo período de jejum e da energia gasta durante o sono, ao despertar, nossa necessidade energética aumenta e o corpo precisa repor as substâncias perdidas, como antioxidantes, vitaminas A, C, E, fitoquímicos, magnésio entre outros, e esses elementos são encontrados nos alimentos

Muitas pessoas usam de desculpas para justificar a falta de se alimentar no café da manhã, porém os benefícios não se limitam a somente repor as substâncias perdidas. Ao ingerir os alimentos que ajudam na reposição energética do seu organismo você passa a ter mais disposição para realizar as tarefas ao longo do dia.

Além disso, passamos a ter uma vida mais saudável, com melhor desempenho intelectual e no trabalho. O café da manhã ajuda no desenvolvimento das crianças, nos sintomas de enxaqueca, nos desconfortos gástricos e desequilíbrio intestinal, entre outros.

Manter uma rotina alimentar assim que acordar auxilia também no controle do peso. Isso acontece devido ao controle de saciedade que a refeição propicia durante o dia, pois fornece nutrientes que evitam o descontrole alimentar

Além disso, sem o café da manhã  o corpo recupera as calorias perdidas na prática de exercícios físicos mais facilmente ou vai impedir que consuma menos calorias que seu corpo precisa para se exercitar, fazendo um efeito contrário ao metabolismo. E isso ajuda com que ganhe peso ao invés de perder.

Para ter um dia saudável e produtivo, comece-o alimentando bem.

Quais os alimentos ideais para o café da manhã

Para ter uma refeição completa e equilibrada durante o café da manhã existem vários tipos de alimentos com nutrientes variados, vindos de carboidratos, vitaminas, fibras, cálcio, proteínas e gorduras essenciais.

É importante variar os alimentos ingeridos durante o café da manhã, mas desde que consuma um pouco de cada grupo alimentar. Por isso vamos sugerir alguns itens que devem ser combinados entre si para que a refeição seja mais nutritiva e saudável.

1° grupo: Frutas picadas ou sucos da fruta.

2° grupo: crepioca (feita de ovo, tapioca e pode acrescentar uma sememente de chia ou quinoa); pães e torradas integrais; e raiz de mandioca ou batata doce combinadas com farinhas integrais e ovos formando uma massa etc.

3° grupo: gorduras essenciais como castanhas, nozes, sementes, óleo de coco ou azeite de oliva (extravirgem).

4° grupo: ovos, leite, iogurtes, queijo; frango desfiado, sardinha ou atum.

5° grupo: café ou chá de camomila, erva cidreira etc.

Caso deseje adoçar algum item dos grupos, utilize o mel.

Utilize os alimentos da forma correta, pois ao valorizar essa refeição, você só beneficia sua saúde e vai ajudar seu dia ter um rendimento muito melhor.  

E uma dica para quem deseja perder peso é manter o café da manhã balanceado com 30% de proteínas, 40% de carboidratos e 30% de gorduras.

Principais erros cometidos no café da manhã

Os principais erros, além de pular essa fundamental refeição, é não se alimentar da forma correta no café da manhã. O uso excessivo de carboidratos presente em pães refinados, pães doces e bolos; e de açúcares com bebida láctea achocolatada, suco concentrado e adoçado; podem prejudicar sua saúde, além de proporcionar o ganho de peso e trazer desconforto ao longo do dia.

Ao se alimentar com um café da manhã desregulado, podem surgir sintomas como tonturas, falta de concentração, problemas no sistema gastrointestinal etc.

Por isso, nunca pule o café da manhã e alimente-se da melhor maneira possível. Caso alguns minutos a mais de sono sejam valiosos para você, já deixe preparada a sua primeira refeição matinal, assim você não terá desculpas para se alimentar mal.

E caso deseje obter melhores resultados na perda de peso ou esteja com problemas gastrointestinais com os alimentos que ingere procure um nutricionista.

 

X