Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Bem-estar

23/10/2018 09h30

Oba! Hora do Chá!

Confira qual é o chá certo para cada momento do dia e alie sabor com benefícios em seu dia a dia

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Cup 829527 1920

Saiba qual o chá certo para cada momento.

Você gosta de tomar chá? Qual é o seu tipo preferido? Você sabia que existe um chá certo para cada momento do dia? Assim, você degustará uma bebida quentinha e confortante, além de trazer benefícios a sua rotina. Confira!

 

 

 

 

 

Um chá para cada período

O seu café da manhã preferido é aquele onde a sua bebida é uma caneca de chá? No lanche, na pausa no trabalho, após o almoço, depois do jantar, antes de dormir, enquanto lê um livro, todos são momentos propícios para beber uma infusão de ervas?

Muitas pessoas adoram beber várias canecas de chá por dia, mas há uma dúvida comum: qual o chá certo para cada momento do dia? Existe uma recomendação? A resposta é afirmativa, e nós orientaremos abaixo os melhores tipos para cada período.

 

Chás para começar o dia

Se você é daquelas pessoas que bebem chá em vez de café na primeira refeição do dia, saiba que chá preto, verde, mate, de cascas de laranja com canela ou de canela com gengibre são os melhores.

Seu corpo está mais lento após várias horas de repouso, precisando de alimentos e bebidas que tragam disposição e energia. Esses tipos agirão como substitutos do café, que é energético.

 

Para durante o expediente

O chá, durante o trabalho, proporciona aumento do rendimento e mais disposição para a realização de tarefas, e você consegue isto ao beber infusões de ervas como as mencionadas acima, que agem como energéticas.

Elas valem como ajuda extra também quando você se sente cansado, mas precisa de uma forcinha para cumprir a agenda.

 

Para depois do almoço

O chá certo para depois do almoço é aquele que auxilia a digestão. Contudo, deve-se esperar meia hora para bebê-lo, após o consumo de alimentos. Assim, você garante o melhor aproveitamento dos nutrientes.

Os chás com este benefício são: hortelã, boldo, gengibre, jasmim, maçã e erva-cidreira. Não é por acaso que sua avó tinha essas ervas na horta de casa!

 

Chá da tarde

À tarde, você ainda precisa ter um pouco de energia. Não tanto como pela manhã, mas ainda temos que cumprir alguns compromissos antes do descanso. Para esse período, aposte na tradição inglesa do chá das cinco, bebendo chá preto com leite ou chá branco.

Assim, você consome um chá energético, mas não tão poderoso, e consegue disposição para mais algumas horas de estudo, academia, tarefas domésticas, etc.

 

Para relaxar / antes de dormir

Quando o expediente termina, depois de um longo dia de tarefas, tudo o que muitas pessoas querem é relaxar com um bom banho quente e depois, cama!

Para relaxar, experiente beber uma caneca de chá de ervas com propriedades calmantes, como camomila, melissa, erva-doce e capim-limão.

 

Para diversos momentos

 

Você conheceu diversas sugestões de chás para cada período do dia, mas nada impede que você consuma essas infusões em outros momentos. É claro que o consumo de chás energéticos nas horas próximas ao descanso pode prejudicar o seu sono, mas nenhum tipo é proibido.

A camomila, pelo contrário, nos convida ao relaxamento, por isso combina muito bem com momentos de lazer, como a leitura de um livro. No trabalho, a combinação pode ser prejudicial, pois seria recomendável um tipo rico em cafeína.

Os chás são bastante saborosos, para quem gosta, e eles também nos auxiliam na hidratação, como complementação do consumo de água. Uma dica interessante é o chá de hibisco, que não possui calorias, é gostoso e auxilia em uma dieta balanceada.

As infusões feitas com frutas são benéficas porque possuem sabor menos amargo do que alguns chás, servindo também como auxiliares na hidratação, com cor e sabor. Aqui incluímos maçã (com ou sem canela), abacaxi, laranja, entre outras.

 

De saquinho, pode?

Se o chá que você consome for o de saquinho, saiba que você estará perdendo em qualidade, afinal os ingredientes foram processados e a bebida terá menos cor e aroma do que o chá natural. Quanto mais em folha, melhor.

Recomendamos então que você compre as infusões a granel, se não puder recolher as ervas de uma horta caseira. Benefícios garantidos!

 

X