Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Planeta

16/10/2018 09h30

Banho de Natureza

Procure ter o máximo possível de contato com o ambiente natural

Por Nosso Bem Estar

Shutterstock
Shutterstock 49617541

Como aumentar o contato com a natureza?

Caminhadas ao ar livre, trilhas ecológicas e outras atividades que fortaleçam o contato com a natureza são positivas para o corpo e a mente, e o assunto tem sido objeto de estudo de inúmeros pesquisadores em diferentes partes do mundo.

No Japão, por exemplo, há uma prática conhecida por banho de floresta, que contribui para aumentar a imunidade, regular a pressão, minimizar o estresse e a depressão, entre outros benefícios.

Você costuma praticar atividades ao ar livre ou outro tipo de contato com a natureza? Conhece os benefícios desse hábito? Acompanhe o texto e saiba mais sobre o assunto!

 

AS PESQUISAS COMPROVAM

Há diversas pesquisas que comprovam que estar próximo à natureza é extremamente positivo para os seres humanos. Um estudo da Escola de Saúde Pública de Harvard, nos EUA, mostrou que morar perto de bosques, parques e jardins pode resultar em maior longevidade e reduzir os riscos de doenças renais, respiratórias e de depressão.

Para os pesquisadores, a proximidade com áreas verdes estimula a prática da atividade física, reduz a exposição a poluentes, incentiva o contato com outras pessoas e melhora a saúde mental, o que interfere na qualidade de vida da população.

Outro estudo, realizado na Coreia do Sul, mostrou que a natureza pode contribuir com o processo de recuperação após procedimentos cirúrgicos. Para chegar a essa conclusão, plantas ornamentais foram colocadas nos quartos de metade dos pacientes que se recuperavam de cirurgias em um hospital.

O resultado do teste indicou que aqueles que tiveram contato com as plantas apresentaram menos ansiedade e fadiga, menor nível de pressão sanguínea, sentimentos mais alegres e menos dor do que aquelas que ficaram em quartos sem plantas.

Além disso, o contato com a natureza e as atividades ao ar livre favorecem a exposição ao sol e, consequentemente, a absorção de Vitamina D, que é importante para o funcionamento do corpo e o fortalecimento dos ossos.

 

Como aumentar o contato com a natureza?

Como vimos, os benefícios do contato com a natureza são diversos e se engana quem pensa que isso só acontece com quem mora em regiões de mata.

Quem vive na cidade percebe que, infelizmente, as áreas verdes estão cada vez menores, não é mesmo? No entanto, um estudo publicado na revista Nature, em 2016, constatou que 30 minutos semanais de proximidade com a natureza já são benéficos para prevenir alguns casos de depressão e hipertensão arterial.

Sendo assim, mesmo que você tenha a rotina corrida, procure incluir a visita a parques, bosques e outras áreas verdes aos finais de semana para aumentar sua qualidade de vida e sua saúde física e mental. Rios e praias também são alternativas para isso.

Outra opção é colocar um pouco de verde dentro de casa: ter plantas, flores ou uma pequena horta de temperos, por exemplo, são estratégias para isso.

 

Banho de Floresta

O banho de floresta é uma prática medicinal japonesa, conhecida por shirin-yoku, e consiste em uma imersão na mata para contemplar a paisagem e aliviar as tensões do dia. Ela faz parte do programa nacional de saúde pública do Japão e estudos comprovam seus efeitos físicos e mentais.

Um experimento realizado pela Universidade de Chiba, no Japão, com 280 pessoas, indicou que a presença em áreas verdes diminui o cortisol (hormônio do estresse), a pressão arterial, a frequência cardíaca, entre outros sintomas.

Outro estudo, realizado em 2009, mostrou que o ambiente florestal estimula a atividade das células que defendem nosso organismo de infecções e doenças, como o câncer. Os pesquisadores acreditam que o aroma dos óleos essenciais liberados pelas árvores, conhecidos como fitocidas, contribuem para a atuação dessas células e para o fortalecimento do sistema imunológico.

E não é preciso ir até o Japão para praticar o banho de floresta. Aproveite as matas e florestas próximas a sua região para fazer caminhada, trilhas ecológicas, contemplar a paisagem, meditar e renovar suas energias.

 

Benefícios para o corpo e a mente

O contato com a natureza traz inúmeros benefícios para o corpo e a mente, como:

  • Redução do nível de estresse;         
  • Maior longevidade;   
  • Estímulo da prática de atividades físicas;    
  • Minimização das doenças respiratórias;      
  • Estímulo à criatividade;
  • Melhora do humor e o bem-estar;
  • Combate da depressão;
  • Contribuição no processo de cura de doenças.      
X