Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Beleza

26/09/2018 09h30

Óleos para cabelos

Uma boa opção para deixá-los mais bonitos. Conheça suas indicações e método de utilização.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
Beauty 2537562 1920

Saiba mais sobre óleos para cabelos.

Os óleos vegetais são amplamente utilizados pela indústria cosmética, com o intuito de deixar os cabelos macios, brilhantes e alinhados. Eles podem ser derivados de frutas, plantas e vegetais, revitalizando fios que sofreram diversos danos do dia a dia (tintura, sol, mar, alisamentos, etc.)

Abaixo indicaremos algumas sugestões de uso de óleos para cabelos, de acordo com a situação do fio.

 

 

 

Cabelos crespos ou cacheados

Normalmente as pessoas que têm este tipo de cabelo se queixam do frizz e da quebra, portanto produtos à base de óleo de argan ou macadâmia são recomendados porque devolvem a elasticidade e a leveza aos fios.

Também sugerimos óleo de coco, que hidrata os cabelos e traz seu brilho perdido, e o óleo de mongongo, que é rico em ácidos graxos e repõe substâncias importantes para a beleza das mechas.

 

Cabelos lisos

Quem possui cabelos lisos pode utilizar óleos para cabelos que possuam buriti ou cálamo em sua composição. Eles ficarão mais leves, hidratados e sem frizz.

 

Cabelos com química

A maioria das mulheres já realizou algum tratamento com química em seus cabelos, então eles podem se tornar frágeis devido às substâncias utilizadas, que são tóxicas para as madeixas. Os óleos de argan e de coco são bastante recomendados porque são compostos por triglicerídeos e vitaminas que hidratam profundamente.

Outra dica para cabelos alisados quimicamente ou que sofrem danos com tinturas frequentes é o óleo de abacate. Ele também é um poderoso hidratante, mas vai além e recobre os fios com uma película invisível, tornando-o mais resistente ao tratamento.

 

Cabelos ressecados

Se as suas mechas sofrem com ressecamento, elas precisam de óleos para cabelos que contenham melaleuca ou lavanda. As substâncias hidratam naturalmente e na medida certa, relaxando o couro cabeludo e criando uma película seladora que impede a evaporação da água (causa do ressecamento).

 

Cabelos oleosos

Se o seu cabelo é o oposto e você se incomoda com a oleosidade, problema que pode causar seborréia e caspa, nossa dica é o óleo de sálvia. Ele é um produto adstringente, que age reabrindo os poros do couro cabeludo e controlando a liberação do sebo que nosso organismo produz naturalmente.

 

Cabelos que crescem pouco

Para estimular o crescimento dos fios, aposte no óleo de rícino ou de amla. São produtos que deixam as madeixas mais fortes e espessas, graças às vitaminas e sais minerais de sua composição, fazendo com que os fios tenham mais saúde.

Além de crescerem, seus cabelos se manterão mais fortes e saudáveis, com aparente vitalidade.

 

Para todos os tipos de cabelos

Alguns óleos para cabelos podem ser utilizados para todos os tipos de fios. São eles:

 – óleos de abacate, amêndoas e girassol: por serem absorvidos mais rapidamente que outros tipos, quase não deixam resíduos nas madeixas;

 – óleos de coco, jojoba e uva também são amplamente recomendados por serem leves e não alterarem a aparência das mechas;

 – o óleo de macaúba é novidade no mercado de cosméticos, uma substância tipicamente brasileira que beneficia todos os tipos de cabelo.

 

Como utilizá-los

Você já conheceu os benefícios dos óleos capilares, provavelmente sabe qual é o mais indicado para seu tipo de fio, agora deve estar curioso para saber como utilizar o produto. Vamos lá!

Não utilize o produto perto da raiz nem diretamente no couro cabeludo. A exceção é o óleo de argan, que possui preço um pouco mais elevado, mas garante bons resultados para trazer brilho e reduzir frizz.

Coloque algumas gotas do óleo em suas mãos, esfregue por alguns minutos para aquecê-lo e espalhe uniformemente sobre as palmas. Amasse as pontas dos cabelos com as pontas dos seus dedos, pois elas geralmente são as partes mais danificadas e necessárias de cuidados.

Agora você pode aplicar novamente o óleo para cabelos nas mãos, para passá-lo em todo o comprimento dos fios. Repita quantas vezes for necessário, e utilize escova ou pente para distribuí-lo bem. Não encharque o cabelo, apenas umedeça.

Você pode aplicar o produto duas vezes na semana, se as mechas forem longas, enxaguando no dia seguinte (faça aplicações à noite). Se não quiser pernoitar com o óleo nos fios, massageie e deixe pelo menos duas horas.

X