Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

26/07/2018 09h30

Vitamina D: por que você precisa dela?

A Vitamina D é muito importante para o pleno funcionamento do organismo. Saiba mais sobre ela.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
A importancia da vitamina d nos dias de hoje e1473855151752

A principal fonte de vitamina D se dá pela exposição aos raios solares, mas, é possível encontrar a vitamina como suplemento em cápsulas ou, ainda, em alguns alimentos da dieta.

Diferentemente dos outros tipos de vitamina, a vitamina D é considerada um hormônio lipossolúvel responsável pelo controle de 270 genes diferentes presentes por todo o corpo, inclusive no coração e no cérebro.

A principal fonte de vitamina D se dá pela exposição aos raios solares, mas, é possível encontrar a vitamina como suplemento em cápsulas ou, ainda, em alguns alimentos da dieta. Mas, cuidado: 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe é derivada do sol.

Quando ela está em falta, é possível notar um quadro de avitaminose bem diferente: uma série de complicações começam a aparecer e resultar em problemas cada vez maiores.

Sinais de deficiência de Vitamina D

Por mais incrível que pareça, uma única vitamina é responsável por desempenhar papéis essenciais na nossa vida. A dona D participa da manutenção do tecido ósseo prevenindo a osteoporose e influencia de maneira absurda o sistema imunológico.

Um dos maiores exemplos disso é que após algum ferimento, a simples exposição ao sol -durante a cicatrização - é capaz de acelerar o processo.

A falta desse nutriente pode de dar espaço para o desenvolvimento de 17 tipos de câncer.

No entanto, é possível evitar e prevenir esses problemas ao notar certos sinais:

  1. Depressão

É comprovado cientificamente que a vitamina D é capaz de estimular alguns receptores da sensação de felicidade (serotonina e dopamina), quando em quantidades aceitáveis.

Quando ela está muito baixa, pode-se sentir deprimido com mais frequência e perder a vontade de fazer coisas que normalmente eram possíveis. Tome banhos de sol frequentes principalmente em inícios de manhãs ou finais de tarde.

  1. Problemas nos ossos

A vitamina D, além de responsável pela manutenção da saúde dos ossos, é necessária para uma melhor absorção de cálcio da alimentação.

Sem ela, a absorção cai de 100% para 70%, o que pode resultar no desenvolvimento de raquitismo em crianças e osteoporose em adultos. Um fato interessante é que a vitamina D reduz até mesmo a incidência e risco de fraturas. Se você se sente mais fraco ou sente seus dentes mais frágeis, saiba que pode estar com deficiência de vitamina D.

  1. Problemas no Coração

Dentre suas várias funções, a vitamina D participa ativamente do funcionamento do coração. Controla a contração dos músculos cardíacos, permite o relaxamento de vasos e estimula a produção da renina, um importante hormônio para o controle da pressão arterial.

A falta pode levar ao acúmulo de cálcio nas artérias, que pode resultar na obstrução dos vasos ou estimular o desenvolvimento de sopro, insuficiência cardíaca, derrame e infarto.

 

  1. Ficar doente com frequência

Como já deu pra perceber, a vitamina D está muito associada ao sistema imunológico. Se você fica doente com muita frequência e, principalmente contrai gripes e resfriados, que tal passar um pouco mais de tempo ao sol e observar se há melhora?

Estudos comprovam que os níveis de vitamina D são decisivos na hora de lutar contra alguma doença ou situação. Pessoas imunodeprimidas ou com doenças auto-imunes não devem abster-se do sol, mas, tornar sua exposição uma espécie de rotina.

Fadiga e Cansaço

Se você se sente cansado o tempo todo e seu problema não está associado à desidratação, a falta de vitamina D pode ser a causa.

Estudos de casos mostram que, quando as pessoas que sofrem com fadiga e cansaço são submetidas a exames de sangue, elas mostram níveis baixíssimos de vitamina D, que podem ser amenizados pela suplementação, refletindo positivamente no ganho de energia.

  1. Perda de Cabelo

Para os homens que não se sentem tão ameaçados com a ausência da vitamina D, saibam que sem ela vocês podem ficar carecas.

Embora a perda de cabelo esteja muito associada a fatores genéticos, estética e maus hábitos, ela pode ser facilmente influenciada pela ausência da vitamina D.

  1. Dores musculares

É muito difícil entender e assimilar uma única causa à presença de dores musculares. No entanto, no mundo científico existem especulações e poucos estudos da participação dessa vitamina no desenvolvimento desse tipo de desconforto.

Em um estudo de 2014 com 174 pacientes portadores de dores crônicas, 71% apresentavam deficiência da vitamina e 21% apresentavam presença insuficiente dela.

 

Então a dica é pegar sol, todos os dias, ainda mais no sul do país, no inverno, quando naturalmente temos menos contato com o astro rei. Alguns profissionais recomendam a ingestão de vitamina D no inverno para contrabalancear esta falta de sol. Informe-se com seu médico.

 
X