Bem-vindo ao Nosso Bem Estar!
Para acessar toda positividade de nosso conteúdo, escolha o portal mais próximo a você.

Saúde Integral

26/06/2018 09h30

Alimentos que estimulam a memória

Vivemos em uma Era de excesso de informação e está cada dia mais difícil se lembrar de tudo. Porém, existem alimentos capazes de auxiliar e estimular nossa memória.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
218fa54275e0e31c37b4e5091d9112ba l

Vamos conhecer alguns alimentos ricos em nutrientes que favorecem a memória.

Seja por esquecer uma chave, o pen drive do TCC em casa, a última questão da prova ou uma visita agendada ao dentista, esse hábito se tornou parte da nossa rotina. Se você acha esse problema incômodo, vai gostar de saber que ele pode ser amenizado através da alimentação.

É necessário passarmos a consumir mais alimentos ricos em ômega-3, fisetina, zinco, selênio, vitaminas (A, B, C, E), bioflavonóides, colinas, antioxidantes e outros minerais – e menos industrializados.

Vamos conhecer alguns alimentos ricos em nutrientes que favorecem a memória.

Cacau

Rico em ferro, fibras, zinco, magnésio e flavonoides, traz uma melhora significativa do humor e da memória, seguida de um aumento da circulação sanguínea cerebral e das funções cognitivas no geral.

Ajuda a manter o cérebro ativo por ser um importante estimulante cerebral. Possui, também, ação antioxidante para evitar envelhecimento precoce do organismo e das células cerebrais como um todo.

 

Ovo

Por mais incrível que pareça, nosso versátil amigo que participa tanto de receitas doces quanto salgadas, também, é considerado um importante aliado na construção da memória.

Sua gema, rica em ácido fólico, ferro, zinco, proteína, manganês, potássio, colina e vitaminas do complexo B gera resultados incríveis. Além de manter o organismo satisfeito por mais tempo, é capaz de:

  • Participar da construção de novas células cerebrais e na reparação de antigas.
  • Participar de trocas elétricas em prol de manter o cérebro ativo e dar mais disposição e concentração.
  • Regular a transmissão de informações e viabilizar um raciocínio mais rápido e coerente.

 

Oleaginosas

Amendoins, castanhas, nozes, as oleaginosas são ricas em vitamina E, B, selênio e detentoras de diversos nutrientes. Além de compactuar com a regularização do sono, também são aliadas na perda de peso.

Com uma poderosa ação antioxidante, impede o envelhecimento precoce de células cerebrais e participa ativamente da renovação de células lesadas. Desta forma, contribui para o seu bom funcionamento.

 

Semente de abóbora

Rica em zinco, um mineral poderoso para a manutenção da memória e concentração, possui níveis consideráveis de magnésio - essencial no processo de aprendizado.

É indicado para pessoas que sofrem de ansiedade ou compulsão alimentar, também, por seu baixo índice calórico e capacidade de lidar com problemas alimentares.

 

Abacate

Embora a fruta seja bastante conhecida como “gordura boa” (aliada à perda de peso), ela também contribui para o bom trânsito intestinal e auxilia, diretamente, no funcionamento do sistema cardiovascular (coração), evitando altos níveis de colesterol.

O abacate também tem função de priorizar a circulação sanguínea cerebral e, por ser um importante alimento que estimula essa irrigação fundamental para o bom funcionamento, é considerado um alimento chave em muitas dietas.

 

Broto de feijão

O broto é fonte de inositol, uma vitamina pertencente ao complexo B que atua, diretamente, no funcionamento cerebral.

Esse nutriente também é responsável pelo estímulo à serotonina, auxiliando no humor e no desempenho de funções secundárias de estado de alerta. Além disso, o alimento estimula o desenvolvimento de funções intelectuais.

X